Joaquim Alessi
Com apenas 25% das obras realizadas em quase cinco anos (foi lançado pelo ex-governador Doria em 2019) o BRT-ABC promete entrar nos trilhos (embora ele rode com pneus).
Pelo menos é o que anunciou nesta quarta-feira (08.01) na região, em primeiro lugar, o governador em exercício, Felicio Ramuth.
Mas, o andar da carruagem pode ser definido como dose pra cavalo.
Em todo caso, essa que foi anunciada como “obra relâmpago” há quase meia década, precisará ser acelerada ao máximo para cumprir, em 12 meses, três vezes mais do que foi visto nesses quase cinco anos, já que a obra teve muitas paradas (com perdão do trocadilho).
Ramuth foi ciceroneado por cinco dos sete prefeitos do ABCD nesta visita às obras tocadas pela NEXT Mobillidade (antiga Metra), empresa que opera o Corredor ABD e propôs o BRT há quase seis anos.
Além do anfitrião Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo, recepcionaram-no os prefeitos Gilvan Junior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra).
Só não marcaram presença o prefeito Tite Campanella (São Caetano do Sul) e Marcelo Oliveira (Mauá).
O governador em exercício foi questionado, admitiu o atraso, mas colocou culpa nos “questionamentos jurídicos” pelo impasse.
Aspectos técnicos da obra
O BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos, está projetado para ligar o ABCD à Capital por meio de corredor com 16 paradas modernas e climatizadas e três terminais.
Gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e implantado e operado pela concessionária Next Mobilidade, o BRT-ABC ligará o Terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, podendo atender inicialmente 173 mil passageiros/dia em um percurso de 17,3 km de extensão.
Na visita técnica, o governador em exercício acompanhou, por exemplo, o avanço da 2ª fase do projeto, iniciada em março de 2024 com a remoção do piso asfáltico na Av. Lauro Gomes após o cruzamento da Av. Winston Churchill, em São Bernardo do Campo.
“Visitamos hoje a nova e moderna estação Metrópole do BRT-ABC, uma parada-modelo dos ônibus elétricos, climatizada e com wi-fi. Estamos validando o que já foi feito na Fase 1 das obras e acompanhando agora o avanço da Fase 2”, afirmou Felício.
“Esse novo transporte vai ajudar muito a região do ABCD e por meio da conexão com as linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM possibilitará que o passageiro chegue a vários destinos”, explicou, em resumo, o governador em exercício.
O ponto inicial da visita aconteceu na Parada Metrópole, moderna estação de embarque e desembarque do BRT já finalizada, em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo, que servirá de modelo para as demais paradas do projeto.
O sistema receberá 92 ônibus totalmente elétricos articulados de 23 metros, movidos a bateria, com recarga de oportunidade na rede área.
Veículos da Eletra
Os veículos são fabricados pela Eletra (e-Trol), empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo, e oferecem ar-condicionado e wi-fi.
Além disso, são silenciosos, confortáveis, não poluentes e possuem piso baixo para acessibilidade e facilidade no embarque.
No ABCD, o trajeto atenderá diretamente São Bernardo, Santo André e São Caetano, além de Diadema e Mauá via Corredor ABD.
O sistema será conectado aos trilhos e a três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã – adequação de baias – (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
A expectativa é que o percurso do BRT-ABC entre o Terminal São Bernardo e o Terminal Sacomã, na Capital, seja feito em 40 minutos na modalidade expressa.
A previsão de conclusão das obras e começo de operação é para o início de 2026.
O valor previsto para a obra é de R$ 1 bilhão, investidos exclusivamente pela iniciativa privada por meio da concessionária NEXT Mobilidade.
A construção do BRT faz parte do pacote de investimentos e melhorias do sistema do transporte metropolitano gerenciado pela EMTU no ABCD, a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.
Andamento da Fase 2
A 2ª fase do BRT-ABC, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas.
Será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã, em São Paulo.
Nesta etapa, já estão concluídos 80% da pavimentação rígida (trecho 3) e 85% da terraplanagem, entra a praça Mauá e Couros (trecho 4).
Estão em andamento a drenagem e reforço da base do muro e a prospecção das redes da CPTM no local de implementação (trecho 5); e 80% da pavimentação concluída (trecho 6).
A previsão para o início da execução de estacas para fundações do Terminal São Bernardo é janeiro de 2025. Já no Terminal Tamanduateí começa a montagem do canteiro de obras. A Licença Ambiental de Instalação, emitida pela Cetesb no final de janeiro de 2024, compreende a Avenida Lauro Gomes, a Avenida Marginal, a Rua Michel Saliba, a Rua Aída e a Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.
Conclusão da Fase 1
A Fase 1 do BRT-ABC já está concluída conforme o cronograma, incluindo a moderna parada Metrópole, no Centro de São Bernardo, que oferecerá aos passageiros ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas previstas no trajeto.
A Fase 1 começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou junto à Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.
As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.
BRT-ABC em números
- Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
- Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
- Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
- Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Custo total estimado em R$ 1 bilhão, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
- Trajeto de 17,3 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), além de Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã – adequação de baias – (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em cerca de 40 minutos. Semáforos inteligentes, faixas exclusivas e pontos de ultrapassagem entre os ônibus vão permitir o deslocamento rápido e seguro dos usuários.
- A bilhetagem será realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso, evitando filas e diminuindo o tempo de parada
- As modernas paradas serão envidraçadas, climatizadas com ar- condicionado, equipadas com wi-fi, painéis que mostrarão a previsão de chegada dos ônibus, piso em nível da plataforma, facilitando o embarque e desembarque de passageiros e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Terá também o Sistema de Transporte Inteligente (Intelligent Transport Systems-ITS), um conjunto de ferramentas tecnológicas para o controle de toda a operação. O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc., garantindo, em conclusão, a interoperabilidade entre as paradas e o futuro Centro de Controle Operacional, no Terminal São Bernardo.