Com investimento de R$ 3,3 milhões, trabalhos serão entregues em 23.02 e incluem, acima de tudo, “piscinão” com 1.200 m³ de capacidade
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André entrega na segunda-feira, 23 de fevereiro, as obras de contenção de enchentes que prometem solucionar definitivamente os problemas de alagamento que afetam a unidade e toda a região do entorno durante os períodos de chuva intensa.
A inauguração do espaço será, em primeiro lugar, às 10h, no estacionamento da unidade (Av. Cap. Mário Toledo de Camargo, 3.330, Vila Luzita).
Com investimento aproximado de R$ 3,3 milhões, financiado pela Secretaria de Estado da Saúde, os trabalhos tiveram início, por exemplo, em junho de 2025.
Quatro níveis de proteção
A partir do projeto técnico, foi implementado, em suma, um sistema integrado de contenção de enchentes.
O mesmo atuará, além disso, em quatro níveis de proteção, oferecendo segurança progressiva conforme a intensidade das precipitações.
O primeiro nível contempla a proteção contra enchentes a partir de válvulas de retenção especializadas.
Elas impedem o refluxo do esgoto público para dentro da unidade.
Essas válvulas funcionam como bloqueio automático e também impedem a entrada de insetos e roedores pela tubulação.
O segundo nível protege contra enxurradas, por meio da elevação dos muros perimetrais da área de estacionamento em um metro de altura.
Formam, acima de tudo, um anel de isolamento e proteção.
Nos acessos de veículos pela Rua Guarará e de pedestres pela Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo foram instaladas comportas motorizadas com acionamento por botão, sensor de nível e alarme de fechamento.
Já a proteção contra inundações integra o terceiro nível.
Foram construídos canais de captação e drenagem do pátio de estacionamento, com sistema de bombeamento automático acionado por boia de nível.
Todo o sistema está conectado a um gerador dedicado, garantindo funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica.
Por fim, o quarto nível busca a proteção contra alagamentos, a partir da construção de um sistema de retenção de águas pluviais.
Trata-se de uma espécie de “piscinão” com capacidade para 1.200 m³ (ou 1.200.000 litros), que recebe as águas do pátio de estacionamento, dos telhados e as águas pluviais bombeadas dos poços de coleta.
Mais benefícios
Além de beneficiar diretamente os pacientes e colaboradores da unidade, a intervenção traz mais segurança e tranquilidade para moradores, pedestres e motoristas que circulam pela área, reforçando o compromisso com a infraestrutura e o bem-estar da população do ABCD.
“A finalização dessa obra representa um marco na proteção da nossa unidade e de toda a região contra os problemas históricos de enchentes que se intensificam no verão. O sistema integrado que estamos implementando garante a continuidade dos serviços médicos mesmo durante as chuvas mais intensas”, destaca o Dr. Victor Chiavegato, diretor-geral do AME Santo André.
O projeto contemplou, ainda, a modernização de toda a infraestrutura de drenagem, com a remoção e reconstrução de elementos que apresentavam vulnerabilidades, incluindo muretas, pisos e sistemas de coleta de águas pluviais.
As obras seguiram cronograma rigoroso, com execução também em períodos noturnos, feriados e finais de semana.
Tudo a fim de minimizar o impacto no funcionamento da unidade de saúde.
A empresa contratada seguiu todas as normas técnicas brasileiras (ABNT) e regulamentações municipais para garantir, em conclusão, a qualidade e a segurança da execução.
