Ambulatório Dia Trans completa um ano de vidas transformadas em Diadema

In ABCD On
Foto: Dino Santos/PMD

Cerimônia de aniversário será nesta quinta- feira (15.09) com balanço das ações desenvolvidas nesse período, divulgação do novo protocolo de cuidado hospitalar a pessoas trans e da cartilha virtual, além da apresentação do time de futsal Spartanos, formado por usuários do serviço

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove solenidade em comemoração ao 1º aniversário do Ambulatório Dia Trans: um ano de vidas transformadas, em 15 de setembro, às 14h, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS).

A cerimônia terá a presença da vice-prefeita, Patty Ferreira; da secretária municipal de saúde, Dra Rejane Calixto; do coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades, Robson de Carvalho; da diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS São Paulo; Diana Santos Fernandes, além de representantes da Câmara Municipal, do Centro de Apoio Regional de Saúde da DRS1 – Departamento Regional de Saúde (CARS) da Grande SP. Para fazer relato de experiência, participarão Diana Santos Fernandes, mulher trans e paciente número 4 do Dia Trans, e Noah Gabriel da Silva Santos, homem trans que fez toda a transição em Diadema.

A coordenadora do ambulatório, Vanessa Ribeiro Romão, fará a apresentação dos atendimentos realizados em um ano de funcionamento do serviço. Desde sua criação, o Dia Trans já recebeu 180 pessoas.

Humanização

Durante o evento, será apresentado o Protocolo de Cuidado Hospitalar a Pessoas Trans e Travestis no Hospital Municipal de Diadema e a Cartilha Virtual do Dia Trans. O fluxo de cuidado apresentado no documento é reflexo da construção de uma política de saúde orientada pelos princípios norteadores do SUS: universalidade, equidade, integralidade e participação social, promovendo a equidade em saúde e reconhecendo a necessidade de instituir mecanismos de promoção da saúde integral das populações estratégicas. “Com esse novo fluxo de atendimento, o nome social e a identidade de gênero serão respeitados desde a abertura da ficha até o encaminhamento para internação, respeitando a especificidade clínica e o nome social, sempre de forma humanizada e acolhedora para cada paciente”, explica Dra Rejane Calixto.

Já a cartilha é um guia de consulta sobre os serviços oferecidos no ambulatório e os fluxos de atendimento, tanto para população quanto para informação dos profissionais da rede municipal como um todo.

A programação ainda inclui atividades culturais, apresentação do episódio 3 do Webdocumentário “Vidas Trans Importam”, produção da Coordenadoria de Diversidades, em parceria com a Secretaria de Comunicação e uma homenagem aos funcionários do ambulatório.

O evento encerra com a apresentação do time de futsal Spartanos, formado por usuários do serviço a partir da necessidade de introduzir atividade física na rotina para melhorar a saúde física desses moradores.

Dia Trans

O serviço oferta atendimento de saúde a travestis e transexuais, acolhimento médico ambulatorial e pré e pós-operatório, acolhimento em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social, tratamento clínico no processo transexualizador e hormonioterapia e abre espaço para fala, escuta e acolhimento das demandas das travestis e de transexuais que moram na cidade. O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Ambulatório DiaTrans, que fica localizado no segundo andar do Quarteirão da Saúde.

Para garantir o acesso ao processo transexualizador, o usuário deve ter idade mínima de 18 anos. Crianças e adolescentes menores de 16 anos são encaminhados para o Projeto Sexualidade (ProSex), do Hospital das Clínicas, onde tem hebiatria e realiza o acompanhamento desse público.

Programação do mês

As celebrações de aniversário tiveram início em 1º de setembro, com a roda de conversa sobre saúde da população trans e hormonioterapia voltada para homens trans e não-binários. Ainda estão previstos um jogo amistoso entre o time Spartanos e Mandabusca (Sorocaba), em 25 de setembro, e a Oficina de Sexualidade e Relações de Gênero, no dia 26 de setembro. Confira a programação completa em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28543-ambulatorio-diatrans-de-diadema-celebra-um-ano-de-funcionamento?highlight=WyJkaWEiLCInZGlhIiwidHJhbnMiLCJkaWEgdHJhbnMiXQ==.

Serviço:

1º aniversário do Ambulatório Dia Trans: um ano de vidas transformadas
15 de setembro de 2022, quinta-feira, às 14h.
Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu