A EMEF Anacleto Campanella, no Bairro São José, viveu, acima de tudo, uma manhã especial nesta sexta-feira (30.09).
A convite dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o prefeito de São Caetano do Sul, Anacleto Campanella Junior, conhecido como Tite Campanella, visitou, em primeiro lugar, a escola.
Foi acompanhar de perto, em suma, um trabalho que conecta memória, história e educação: a produção de um vídeo sobre Anacleto Campanella, ex-prefeito da cidade, patrono da própria escola e seu pai.
O projeto é, além disso, parte da Mostra Cultural da unidade, que acontece neste sábado (04.10), das 10h30 às 14h.
O trabalho resgatou a trajetória de Anacleto Campanella e sua contribuição para o desenvolvimento de São Caetano.
A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal em promover experiências educativas que valorizam a identidade cultural e a história local.
Recepcionado pela diretora da escola, Andrea Castillo, cerca de 80 estudantes do 3º ano e acompanhado pelo secretário de Educação, Fabiano Augusto João, o prefeito Tite Campanella, filho caçula de Anacleto Campanella, respondeu às perguntas preparadas pelos estudantes.
As crianças demonstraram curiosidade em saber mais sobre a infância do gestor, seus locais favoritos na cidade e os sonhos que nutriu ao longo da vida.
Memórias
Em um bate-papo descontraído, o prefeito compartilhou memórias ao lado do pai,
Falou dos passeios pelo Centro e pela Praça Cardeal Arcoverde aos domingos, além de lembrar dos tempos de escola em unidades históricas do município.
Questionado pelos alunos, o prefeito destacou que ser prefeito era um sonho de infância, inspirado pela convivência com o pai.
“Sempre quis cuidar bem das pessoas e fazer de São Caetano uma cidade com boa educação, proteção social e qualidade de vida. Ser prefeito é uma alegria e uma responsabilidade enorme, mas também uma realização pessoal”, afirmou.
Melhorias anunciadas
O encontro também foi espaço para anunciar melhorias futuras na própria escola.
O prefeito projetou que a unidade passará por uma reforma completa no próximo ano.
Preservando suas características originais, claro, mas garantindo infraestrutura renovada para alunos e professores.
Ao final da visita, o prefeito destacou, da mesma forma, a importância da vivência escolar.
“A escola é a melhor época das nossas vidas. É aqui que a gente aprende, descobre um mundo novo e forma nossas primeiras amizades. Estar com vocês hoje é reviver essa energia e ver como o futuro de São Caetano está em boas mãos”, disse.
A EMEF Anacleto Campanella teve seu ato de criação assinado em dezembro de 1967, ainda com o nome Grupo Escolar da Vila Santo Alberto. Ela foi oficialmente inaugurada em fevereiro de 1968 e reinaugurada em 1980, agora com o nome de Anacleto Campanella, em homenagem ao ex-prefeito por dois mandatos (1953-1957 e 1961-1965).
A escola, em conclusão, foi municipalizada em 2010.
