Além da Saúde: atenção integral às mulheres de São Caetano

In ABCD, Artigo, Canto do Joca On
- Updated

Dr. Carlos Seraphim*

Cuidar de gente e, especialmente, das mulheres de São Caetano sempre foi a minha missão sendo profissional de saúde. São 45 anos completos de atividades como médico e, no currículo, um número que tenho orgulho: mais de 12 mil partos e 13 mil cirurgias refletem o que mais gosto de fazer na vida, que é exercer a Medicina e acolher a quem nos procura de forma humanizada e resolutiva.

Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a missão precisa ir além do cuidado com a saúde. O momento é de reflexão sobre o papel da mulher na comunidade e, sobretudo, o entendimento de que as oportunidades sejam igualitárias para todos, num cenário isento de preconceitos e vigilante para que os debates não sejam inócuos e sem os avanços necessários e fundamentais.

São Caetano oferece às suas cidadãs um cardápio de serviços públicos que possibilita afirmarmos que estamos à frente do Brasil em políticas de atenção à mulher, em diversos segmentos. Mas isso não basta quando a história contemporânea apresenta abismo na diferenciação de tratamento entre homens e mulheres, seja no mercado de trabalho ou nos pequenos comportamentos diários generalizados.

A luta é constante – e de todos – até que se atinja patamar que as posicione em condições de competitividade no mercado de trabalho, na representação política em casas legislativas de todo o País, na obrigação dos afazeres domésticos, de cuidar dos filhos e em tantas outras situações cotidianas que, atualmente, elas aparecem em inferioridade se comparadas aos homens.

Hoje, exercendo o mandato de vice-prefeito de São Caetano, ampliei a capacidade de agir no sentido de garantir mais e melhores políticas de atenção à mulher. Não apenas na saúde, onde atuo por décadas, mas, sobretudo, na dignidade, no combate à violência doméstica e na igualdade de oportunidades.

E, nesse sentido, São Caetano ganhou reforço de peso estratégico: a pauta dessas políticas especiais é estruturante na atuação do deputado estadual Thiago Auricchio (PL). É do seu mandato que surgiu, dentre tantas propostas, o Código de Defesa da Mulher. Avanço especial no combate à violência e de direitos fundamentais da mulher paulista.

Na Medicina e na vida pública cuidar delas, além de missão, é devoção. Por isso, deixo a todas as mulheres, em especial as de São Caetano, a certeza que há prioridade máxima quando o tema é debatido de forma transversal em nossa gestão, liderada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). E convoco a todos – incluindo os homens – a defender e trabalhar pela pauta da valorização da mulher.

* Dr. Carlos Seraphim é médico e vice-prefeito de São Caetano do Sul.

You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu