Nada de enforcar o trabalho mesmo na noite do feriado de Tiradentes
Joaquim Alessi
Na noite desta segunda (21.04), o prefeito Marcelo Lima esteve pessoalmente, in loco, ao lado dos técnicos da empresa, para fiscalizar as ações.
Afinal,relato de moradores do Demarchi dava conta, em primeiro lugar, de problema tanto da coloração quanto do gosto e odor alterados.
Marcelo Lima até bebeu a água e constatou: “Está ruim mesmo!” E exigiu, acima de tudo, solução. Diálogo e ação efetiva por providências.
O chefe do Executivo visitou, ao lado de técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – empresa responsável pelo fornecido de água – condomínio residencial do Demarchi, onde munícipes apontaram coloração, odor e gosto alterados na água fornecida pela companhia.
O cenário tem surgido, além disso, em outros bairros de São Bernardo, desde sexta-feira (18.04), e segue monitorado pelo município.
Ainda não há confirmação, em suma, sobre as razões que ocasionaram a falha aparente no abastecimento.
Funcionários da Sabesp fizeram coleta de amostra de material, que está sendo analisada em laboratório. Nos próximos dias, a companhia emitirá um certificado de cada local classificando se a água já estará apta para consumo, potável. Outra medida cobrada à empresa é a limpeza das caixas d’água impactadas pelo problema, solucionar de vez o impasse.
“Exigimos solução imediata”
“Atendemos um chamado dos moradores, como do Demarchi e região. Recebemos demandas de coloração, gosto e odor estranho na água que chega nas torneiras em algumas regiões da cidade. Estamos aqui detectando a situação junto com a equipe da Sabesp. O problema não é responsabilidade da Prefeitura, mas quando afeta quem vive em São Bernardo, a gente de idade, cobrando situações concretas e fiscalizando os passos. Exigimos uma solução imediata”, sustentou, em resumo, o prefeito Marcelo Lima.
O gerente de Manutenção da Sabesp, Rogério Aparecido Alves esteve em visita ao local. Segundo ele, a análise da água colhida dará condições de apontar a resolução do problema, estabelecendo medidas para a normalidade do quadro. “Estamos operando para verificar a qualidade da água. Fizemos a coleta, já levamos ao laboratório para avaliação técnica e vamos verificar cada caso.”
Contato
A Sabesp designou, portanto, funcionários para atuar na correção no processo de tratamento e intensificação do monitoramento de cada região da cidade.
Para manter a averiguação sobre o caso, foi orientado, além disso, que, em caso de continuidade de alteração da água, a população entre em contato pelos canais oficiais de atendimento, como no telefone: 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp 3388-8000 (somente mensagem de texto). Desta forma, conforme determinação, a equipe técnica será enviada ao local, possibilitando, da mesma forma, a avaliação e, se necessário, a adoção de medidas corretivas.
Ressarcimento
Em outra frente, o prefeito Marcelo Lima apontou que a Sabesp tem o dever de indenizar cada morador prejudicado por esse quadro.
“Estamos fazendo uma fiscalização, tomando as medidas possíveis. Isso não pode acontecer, e a população tem que ser ressarcida. A Sabesp vai se responsabilizar pelo ressarcimento de cada cidadão de São Bernardo que está passando por essa situação”, disse, em conclusão.