Agosto Dourado: lactantes devem manter alimentação balanceada e hidratação

In Canto do Joca On

Nutricionista do CEUB indica alimentação balanceada associada à hidratação como forma de manter a quantidade e qualidade do leite materno 

A amamentação é um dos atos mais valiosos e naturais que existem, fornecendo ao bebê os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.
No Brasil, o Mês de agosto representa a campanha do Aleitamento Materno. Paloma Popov, mestre em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), enfatiza os benefícios nutricionais do leite materno e sua relevância para fortalecer o sistema imunológico dos bebês, com indicação para as lactantes priorizarem uma alimentação balanceada associada à hidratação adequada.
Paloma Popov destaca que o leite materno é uma fonte completa de nutrientes para os bebês nos seis primeiros meses de vida.
Ele contém todos os elementos necessários para o crescimento adequado da criança, incluindo água, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
“O leite materno auxilia no desenvolvimento do imunológico, neurológico e metabólico da criança”, explica. “Além de suprir todas as necessidades do bebê, as imunoglobulinas presentes no leite materno fortalecem o sistema imunológico da criança, ajudando-a a combater infecções e doenças”, acrescenta, Palmoa.
Paloma Popov
Em relação a mães com restrições alimentares, como veganismo, Paloma Popov destaca que, desde que a mãe tenha uma alimentação adequada e hidratação suficiente, a amamentação pode ser mantida. “Existem muitos mitos em relação à força do leite produzido pelas mães, mas a única coisa que pode aumentar a quantidade e qualidade do leite materno é a mãe priorizar uma alimentação balanceada associada à hidratação.
Para a professora de Nutrição do CEUB, a amamentação vai além de nutrir o bebê de forma necessária e saudável, uma vez que também traz vantagens para a mãe. Ela descreve como um ato cuidado que fortalece o vínculo entre mãe e filho, contribuindo para o crescimento e saúde da criança nos primeiros meses de vida. “Amamentar ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama e colo do útero, além de promover a contração uterina, auxiliando na recuperação pós-parto”, destaca.
Cenário no Brasil
De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil realizado pelo Ministério da Saúde, cerca de metade das crianças brasileiras são amamentadas por mais de 1 ano e 4 meses. O levantamento aponta que quase todas as crianças do país já foram amamentadas em algum momento (96,2%), sendo que dois em cada três bebês recebem amamentação na primeira hora de vida (62,4%).
Aleitamento materno
Agosto Dourado, também conhecido como Mês do Aleitamento Materno, é dedicado à promoção da amamentação. Nesse mês, também é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada pela OMS e UNICEF para conscientizar sobre seus benefícios. O leite materno é considerado um alimento completo para o crescimento saudável dos bebês, o que explica a escolha da cor dourada para representar sua importância. Tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde recomendam a manutenção do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, oferecendo exclusivamente leite materno até o sexto mês de vida.

You may also read!

Neste domingo ainda tem São Bernardo de Todos os Povos

Programação vai, portanto, das 14h às 20h, na Esplanada do Paço Municipal, com gastronomia típica, música, dança e artesanato São

Read More...

Smart Sanca efetua primeira prisão no dia de sua inauguração

Inaugurado na manhã deste sábado (19.07) pela Prefeitura de São Caetano, o Smart Sanca levou à prisão do seu

Read More...

CHM de Santo André reforça importância do cuidado ao paciente com câncer de cabeça e pescoço em evento do Julho Verde

Centro médico realizou mais de 3 mil atendimentos em 2024 e conta com equipe especializada no cuidado integral aos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu