Entidade regional reuniu-se, em primeiro lugar, com grupos de RH para ouvir o diagnóstico do setor
A Agência de Desenvolvimento Econômico reuniu-se, na quinta-feira (19.01), com grupos de RH (Recursos Humanos).
O objetivo foi, acima de tudo, dar início a tratativas para a formação do APL (Arranjo Produtivo Local) do setor.
A reunião ocorreu na sede da entidade e contou com a presença do representante da AGERH (Associação dos Gestores de Recursos Humanos), Rogério Sariev, do representante da Rede de Gestores de RH do ABC, Marcelo Dantas Fonseca, da coordenadora jurídica da Agência, Amanda Colombo e a coordenadora administrativo-financeiro, Sheila Marques.
Entre os temas discutidos, está o início do processo de reconhecimento e recadastramento do APL junto ao Governo do Estado de SP.
Isso, a partir da união dos atores e do apoio da entidade regional, buscando o fortalecimento dos órgãos do setor de RH.
Além disso, a realização de ações em conjunto que fomentem o desenvolvimento regional.
Arranjos Produtivos Locais
O Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, tem como objetivo o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades regionais do estado por meio da descentralização do desenvolvimento produtivo, das cadeias paulistas, e do aumento do empreendedorismo e da competitividade das micro, pequenas e médias empresas – baseados em interação e cooperação.
Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se, principalmente, por ser um conjunto de agentes que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva.
Ela busca incluir empresas produtoras de um produto ou serviço de um setor específico e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas.
Da mesma forma, é marcado também por ter uma governança e evidenciar relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes.
Tudo em um determinado território, bem como demonstrar a capacidade de promover o desenvolvimento local.