Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo visitam ateliê do artista Eduardo Kobra

In ABCD On
- Updated
Adolescentes da Fundação CASA observam obras do artista Eduardo Kobra no Centro Cultural Fábrica São Pedro/Divulgação

Jovens do CASA São Bernardo I também conheceram, além disso, o Museu FAMA e o espaço Asas de um Sonho em experiência educativa e cultural

Cinco adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São Bernardo I, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, participaram em 20 de agosto de uma visita ao Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu.

O roteiro incluiu,em suma, passagens pelo Museu FAMA, pelo espaço Asas de um Sonho e pelo ateliê do renomado artista urbano Eduardo Kobra.

A atividade proporcionou aos jovens, em primeiro lugar, uma imersão em arte, cultura e história.

No Museu FAMA, os adolescentes apreciaram, portanto, obras de artistas consagrados, como Tarsila do Amaral e Aleijadinho.

Os desenhos de Tarsila, que retratam trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foram expostos em diálogo com uma obra original do artista mineiro e com um retábulo barroco talhado em madeira do século XVIII.

Os jovens também participaram, da mesma forma, de uma atividade sensorial, relacionando sentimentos e experiências às obras escolhidas da exposição.

No espaço Asas de um Sonho, os visitantes mergulharam na história da aviação.

Exploraram relíquias de Santos Dumont, pioneiro da aviação mundial, como o cesto do 14-Bis e réplicas de invenções como o Demoiselle.

Aeronaves históricas

Visita ao espaço Asas de um Sonho permitiu aos adolescentes conhecer de perto réplicas de aeronaves históricas

O acervo inclui ainda aeronaves históricas, entre elas o Cessna 140 de Ada Rogato, uma das grandes pioneiras da aviação brasileira, que recentemente ganhou uma ala dedicada à sua trajetória, além do caça Mirage III, famoso por ter levado o piloto Ayrton Senna, e do imponente helicóptero Sikorsky utilizado pela Marinha brasileira.

Jovens experimentam a sensação de estar na cabine de comando de um helicóptero no espaço Asas de um Sonho

Ponto alto

O ponto alto do dia foi, acima de tudo, a visita ao ateliê de Eduardo Kobra, onde os adolescentes assistiram a um vídeo sobre seus murais espalhados pelo mundo, conheceram o processo criativo do artista e dialogaram com educadores sobre a importância da arte urbana como ferramenta de transformação social.

O espaço, repleto de cores, formas e obras em diferentes estágios de desenvolvimento, apresenta a trajetória de Kobra, do grafite nas ruas de São Paulo ao reconhecimento internacional, com trabalhos como O Beijo, em Nova York; Malala, em Roma; e Etnias – Todos Somos Um, no Rio de Janeiro.

Para a diretora do CASA São Bernardo I, Shirlei Claudino, a experiência foi transformadora. “Muitos deles nunca tinham visitado museus ou visto uma aeronave de perto. O contato com a arte e a cultura amplia horizontes e mostra que novos caminhos são possíveis”, destacou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou a missão institucional. “Nosso trabalho é oferecer oportunidades que contribuam para a reintegração dos adolescentes, fortalecendo a construção de uma sociedade mais segura e justa. A visita ao ateliê do Kobra e aos museus é parte desse processo”, afirmou.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações, em conclusão, em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu