Acto, plataforma digital de Santo André, chega a mais de 40 mil processos finalizados em um único dia

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Fotos: Alex Cavanha/PMSA | Vídeo: Guilherme Brabo/PMSA

Sistema Acto, para emissão de alvarás, licenças ambientais, entre outras funções, gerou economia de R$ 71 mil aos cofres públicos em apenas 24 horas

A Prefeitura de Santo André registrou, em primeiro lugar, recorde de processos finalizados em um único dia com o uso da plataforma Acto.

Foram, acima de tudo, 41.801 solicitações e entregas realizadas ao cidadão de forma totalmente digital.

Além das solicitações atendidas, a economia gerada para os cofres públicos em apenas 24 horas chegou, em suma, a R$ 71 mil.

“Por todas as áreas que atuei enquanto secretário implementei um sistema digital. Após verificar a efetividade dessa plataforma, vamos avançar com esse e outros programas para chegar a 100% da gestão atuando digitalmente, proporcionando ao cidadão maior comodidade, rapidez nos serviços e evitando deslocamentos para a Prefeitura. Essa é uma forma moderna e eficiente para atender bem o cidadão”, destacou, em resumo, o prefeito Gilvan Junior.

Marco histórico

O recorde de processos finalizados por meio da plataforma Acto foi registrado em 18 de fevereiro;

Foi seguido por outra marca importante, com 621 usuários que acessaram a plataforma neste dia.

Com a implantação do sistema, Santo André aprimora os serviços online, facilitando o crescimento da atividade econômica, geração de emprego e sendo uma das cidades com mais empreendimentos em construção da região.

Desburocratização

A plataforma Acto trouxe diversos benefícios e desburocratizou as solicitações de serviços públicos.

Entre eles, análises de construções, aberturas, reformas e obras, emissão de alvarás e análises de construções e reformas.

Todos eles, agora, ficam concentrados em um ambiente digital.

A economia diária leva em conta a redução no uso de papéis, de luz, água, cartuchos de tinta e litros de combustível que seriam utilizados pelos carros oficiais.

Dentro deste ambiente digital, o cidadão pode receber comunicados enviados eletronicamente, realizar agendamento pela internet com técnico para sanar dúvidas – e também com fiscais para realização da inspeção na obra –, estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) em formato eletrônico, protocolo de serviços 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo de seu projeto.

Outros benefícios são a diminuição da necessidade de visitas presenciais, aumento da eficiência da fiscalização e arrecadação, harmonização de dados e diminuição de erros cadastrais.

A digitalização das solicitações de alvarás é, além disso, mais uma ação da Prefeitura.

O objetivo é modernizar o serviço público, além de incentivar, em conclusão, o desenvolvimento econômico da cidade e a criação de empregos.

Assista ao vídeo:


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