Sistema Acto, para emissão de alvarás, licenças ambientais, entre outras funções, gerou economia de R$ 71 mil aos cofres públicos em apenas 24 horas
A Prefeitura de Santo André registrou, em primeiro lugar, recorde de processos finalizados em um único dia com o uso da plataforma Acto.
Foram, acima de tudo, 41.801 solicitações e entregas realizadas ao cidadão de forma totalmente digital.
Além das solicitações atendidas, a economia gerada para os cofres públicos em apenas 24 horas chegou, em suma, a R$ 71 mil.
“Por todas as áreas que atuei enquanto secretário implementei um sistema digital. Após verificar a efetividade dessa plataforma, vamos avançar com esse e outros programas para chegar a 100% da gestão atuando digitalmente, proporcionando ao cidadão maior comodidade, rapidez nos serviços e evitando deslocamentos para a Prefeitura. Essa é uma forma moderna e eficiente para atender bem o cidadão”, destacou, em resumo, o prefeito Gilvan Junior.
Marco histórico
O recorde de processos finalizados por meio da plataforma Acto foi registrado em 18 de fevereiro;
Foi seguido por outra marca importante, com 621 usuários que acessaram a plataforma neste dia.
Com a implantação do sistema, Santo André aprimora os serviços online, facilitando o crescimento da atividade econômica, geração de emprego e sendo uma das cidades com mais empreendimentos em construção da região.
Desburocratização
A plataforma Acto trouxe diversos benefícios e desburocratizou as solicitações de serviços públicos.
Entre eles, análises de construções, aberturas, reformas e obras, emissão de alvarás e análises de construções e reformas.
Todos eles, agora, ficam concentrados em um ambiente digital.
A economia diária leva em conta a redução no uso de papéis, de luz, água, cartuchos de tinta e litros de combustível que seriam utilizados pelos carros oficiais.
Dentro deste ambiente digital, o cidadão pode receber comunicados enviados eletronicamente, realizar agendamento pela internet com técnico para sanar dúvidas – e também com fiscais para realização da inspeção na obra –, estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) em formato eletrônico, protocolo de serviços 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo de seu projeto.
Outros benefícios são a diminuição da necessidade de visitas presenciais, aumento da eficiência da fiscalização e arrecadação, harmonização de dados e diminuição de erros cadastrais.
A digitalização das solicitações de alvarás é, além disso, mais uma ação da Prefeitura.
O objetivo é modernizar o serviço público, além de incentivar, em conclusão, o desenvolvimento econômico da cidade e a criação de empregos.