A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) realizou nesta quarta-feira (20.10) o 34º “Café da Manhã dos Empresários”.
O evento já se tornou, em primeiro lugar, tradição para empresários da cidade às quartas na sede da entidade.
Mas, desta feita o encontro foi ainda mais especial, pois trouxe uma homenagem para o movimento dos Autonomistas.
Um movimento, acima de tudo, de fundamental importância para a emancipação da cidade e que nesta semana completa 73 anos.
O encontro teve a tradicional apresentação dos comerciantes convidados e associados.
Contou com a presença dos membros da Confraria da Praça, grupo de empresários da cidade que há muito colaboram com a economia sulsancaetanense.
Também membros do GAMA, Grupo de Amigos do Movimento dos Autonomistas.
Além deles, de membros do poder público: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Tortorello, o presidente da Fundação Pró Memória, Charly Farid Cury.
Os vereadores Marcel Munhoz e Américo Scucuglia igualmente prestigiaram o ato, entre outros.
Muita emoção
O presidente da Aciscs, Alessandro Leone, proporcionou a todos momentos de muita emoção, ao trazer através de uma vídeo-chamada o líder do grupo dos Autonomistas, Mario Porfírio Rodrigues.
Ele completou na quarta 96 anos de vida, e pode ouvir, mesmo que à distância, um canto de “parabéns” de todos os presentes.
O atual presidente do GAMA, João Tarcísio Mariani, fez um pronunciamento em que lembrou a cronologia para que São Caetano do Sul deixasse de ser uma vila de Santo André e se tornasse um município com toda a sua independência e direitos próprios.
Três vivos
Do grupo de Autonomistas que construíram essa linda história de emancipação da cidade, apenas três ainda seguem vivos.
Além do líder Mario Porfírio, que participou de forma remota, e Ettore Dal´Mas, que infelizmente não pode participar, Desiree Malateaux Netto esteve presente.
Ele recebeu das mãos do próprio presidente da Aciscs, Alessandro Leone, e de sua diretoria, um troféu.
Foi a forma de homenagem por sua trajetória para a criação do município de São Caetano do Sul.
Na ocasião, foram homenageados Ramis Sayar, Newton Mori e José Augusto, todos membros da Confraria da Praça e que atuam no município tendo destaque em suas áreas.
Em destaque na sua área, Marcelo Beja, arquiteto renomado, recebeu placa comemorativa pelos 25 de atividade com mais de 800 projetos realizados.
“Estou muito feliz em mais uma vez poder estar ao lado da história viva de nossa cidade, daqueles que realmente saíram da posição de anônimos para se tornar eternos heróis para nosso município. Se hoje desfrutamos de uma São Caetano do Sul de tantas glórias e riquezas, devemos reverenciar estes homes que um dia deram os primeiros passos para o desenvolvimento e reconhecimento”, disse, em conclusão, Alessandro Leone, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul.