A atuação multissetorial e intersecretarial do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul foi, em primeiro lugar, fundamental para salvar a vida de morador que sofreu parada cardiorrespiratória no Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro.
Por volta das 15h de quarta-feira (17.09), a vítima perdeu, portanto, a consciência no local.
De imediato, a GCM (Guarda Civil Municipal) acionou, por exemplo, o Smart Sanca, que mobilizou a regulação médica de urgência presente no equipamento.
Um agente da GCM iniciou, acima de tudo, as primeiras manobras de suporte básico de vida.
E foi repassando em tempo real, além disso, as condições do paciente para a Central de Regulação Médica, que identificou padrão respiratório agônico.
Resposta integrada
A partir daí, a resposta integrada entrou em ação.
A equipe médica reguladora do SAMU (Serviço de Ambulatório Médico de Urgência) acompanhou a ocorrência em tempo real pelas câmeras do Terminal Rodoviário e, simultaneamente, pelas informações enviadas pelas forças de segurança.
Foram acionadas as motolâncias e uma ambulância de suporte básico, que chegaram rapidamente ao local.
Em seguida, uma Unidade de Suporte Avançado, liberada de outro atendimento, completou o atendimento.
Em questão de minutos, a vítima foi reanimada e estabilizada. Após o retorno da circulação espontânea, foi encaminhada à UPA Julio Marcucci Sobrinho para monitoramento clínico.
Segundo a coordenação do SAMU, o episódio reforça o poder da integração. “Mais uma vez, o trabalho coordenado entre profissionais da saúde e da segurança pública evidenciou a força de nossa rede de atendimento de emergência. Parabenizamos todas as equipes envolvidas, que com dedicação e preparo técnico salvaram mais uma vida.”
O caso evidencia o protagonismo do Smart Sanca como ferramenta inovadora, capaz de conectar diferentes áreas da administração municipal, garantindo respostas ágeis, integradas e eficazes em situações de urgência. Mais do que segurança, o sistema já se consolida também como aliado estratégico da saúde pública de São Caetano do Sul.
