Acadêmicos de Niterói desfila a saga de Lula neste domingo (15.02), às 21h45, na Sapucaí

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Lula lá em Vila Euclides, início dos anos de 1980. Frame do vídeo do Rio Carnaval Oficial

Joaquim Alessi

Quem, a exemplo deste escriba, teve a honra de ouvir, em primeiro lugar, primeiríssima mão, em 1989, a gravação em fita cassete do jingle “Lula lá, Brilha uma estrela”, consegue comparar o impacto das canções: muito semelhantes.

Lembro até hoje. Faltavam minutos para as 5h da madrugada, apenas três jornalistas ao lado do então pré-candidato à Presidência da República, na portaria da Volks, em São Bernardo, para cobrir a chamada “Porta de Fábrica”.

Florestan Fernandes Júnior, pela antiga TV Manchete (hoje Rede TV); um correspondente de O Dia, do Rio, que não consigo lembrar o nome; e este jornalista que aqui escreve.

Alguém chegou com um pequeno gravador à pilha, uma fita cassete e bradou: “Está pronto! Ouçam o jingle!!!”

Emoção geral logo aos primeiros acordes da criação de Hilton Aciloli, inspirada no símbolo da estrela criado por Carlito Maia, também pai do “OPTei”.

Um parênteses: Carlito,publicitário, morreu em meados de 2002, e portanto não viu Lula vencer sua primeira eleição presidencial. Uma pena!

Mas, todo esse “nariz de cera” – como se dizia no Jornalismo de antigamente – para falar da emoção de sentir que a música faria história.

A história se repete

Mesma emoção sentida ao ouvir detalhadamente, pela primeira vez, esse samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, que desfila na noite deste domingo.

Admito o atraso em checar com detalhes a genial criação de Teresa Cristina, André Diniz, Paulo Cesar Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho (Arlindo Cruz Jr.), Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr., magistralmente interpretada por Emerson Dias.

Na correria do dia a dia, passou, mas hoje, dia de a obra entrar na avenida, a passarela do samba, fazia necessário ouvir com atenção.

Para quem viveu de perto, pessoalmente, alguns momentos dessa trajetória, impossível conter as lágrimas.

Independente de ideologia, preferência partidária, ou seja lá o que isso for, está o fato de sentir-se parte da história.

Assim como, certeza absoluta, milhões de cidadãs e cidadãos vistos e representados neste vídeo abaixo, sentir-se-ão.

O samba é muito mais que o enredo de Lula. É de uma Nação majoritariamente enredada no curso dessa História.

O resto, pode até ser entendido do jeito que for, ter o julgamento que tiver, do Supremo e quem quiser, mas algo é certo:

Essa história jamais será apagada!

Estava lá

Nesse vídeo abaixo, do clipe oficial Rio Carnaval, aparece uma breve cena aos 00;09 da exibição.

Lula em assembleia no lendário estádio de Vila Euclides, onde, por coincidência, quase na hora do desfile, hoje, o Bernô encara o seu Corinthians.

Cobri essa assembleia, e me lembro de ter dito a Lula que os números sempre foram exagerados. Jamais caberia 100 mil pessoas naquela praça de esportes.

Lula argumentou: “Se botar seis pessoas por metro quadrado…”

E eu retruquei, brincando: “Com o tamanho das nossas barrigas???”

Hoje, em conclusão, Lula está magrinho, afinado literalmente, pronto para curtir o samba, enredo de sua vida! Da nossa!!!

Vale conferir cada segundo desse vídeo e assistir nesta noite:

You may also read!

Gilvan Ferreira entrega Quintal Verde no Jardim Ana Maria e amplia ações de sustentabilidade

Espaço trouxe, em primeiro lugar, restauração ecológica e será utilizado para práticas de agroecologia, compostagem e outras atividades ambientais Terreno

Read More...

Santo André recebe MV Bill em festival no Parque da Juventude neste domingo

Festival Em Toda Cidade faz parte da programação de aniversário do município e contará ainda com shows de Realidade

Read More...

São Caetano de Ponta a Ponta é apresentado a 100 líderes e moradores do Santa Maria

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, reuniu-se nesta quinta-feira (09.04), em primeiro lugar, com 100 moradores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu