Academia Braskem capacita 50 empreendedores locais em parceria com o Sebrae

In ABCD On
- Updated

Iniciativa leva formação gratuita a pequenos negócios do entorno do Polo Petroquímico do ABCD já cadastrados no Programa Valorize, com trilha de aprendizado e consultoria individualizada

Agendado para ser lançado nesta quinta-feira (08/05), o programa Academia Braskem, realizado em parceria com o Sebrae, nasce com o objetivo de fortalecer 50 negócios de empreendedores já cadastrados no Programa Valorize — iniciativa da Braskem, voltada ao desenvolvimento de fornecedores locais.

O curso híbrido trará capacitação em temas como Vendas, Finanças, Marketing e Compliance. O conteúdo será oferecido por meio de uma plataforma exclusiva da Braskem e contará com a metodologia Sebrae: serão 88 horas de aulas online e uma consultoria individual especializada de 4 horas por participante.

A reportagem do ABCD Real conversou com Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, e com Vinicius Agostinho da Nobrega, gerente regional do Sebrae ABCD, para entender melhor o propósito e os impactos esperados da iniciativa.

Visão da Braskem

ABCD REAL: Como surgiu esse programa?

Alexandra Gioso:

O programa nasceu de uma escuta ativa com os empreendedores do entorno do Polo Petroquímico, por meio do Programa Valorize. Percebemos o potencial desses negócios e os desafios que enfrentam no dia a dia. A partir disso, identificamos uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local, oferecendo uma formação estruturada que pudesse impulsionar esses empreendimentos.

ABCD REAL: Qual o principal objetivo da iniciativa?

Alexandra Gioso:

Nosso objetivo é fortalecer 50 negócios já cadastrados no Programa Valorize, oferecendo ferramentas práticas para que esses empreendedores possam crescer, se formalizar e gerar mais renda e oportunidades em suas comunidades.

Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste

ABCD REAL: Por que a Braskem decidiu criar esse programa no ABCD?

Alexandra Gioso:

Temos um compromisso com o desenvolvimento do entorno das nossas operações, e com o Programa Valorize, criamos uma base de relacionamento com os empreendedores locais e entendemos que poderíamos dar um passo a mais, conectando esses negócios a conhecimentos técnicos e práticos que realmente fizessem a diferença no crescimento e desenvolvimento de seus negócios.

ABCD REAL: Essa é uma iniciativa pontual ou há planos para continuidade?

Alexandra Gioso:

Estamos lançando a primeira edição como um projeto piloto. Nossa intenção é avaliar os resultados e, havendo impacto positivo, sim, expandir para novas turmas ou até mesmo outras etapas para os participantes atuais.

ABCD REAL: Quando começa a primeira edição da Academia Braskem, e a data prevista para encerramento?

Alexandra Gioso:

O programa tem duração de quase três meses, iniciará em 8 de maio  com conclusão prevista para 08 de agosto.

ABCD REAL: Quem pode participar da Academia Braskem?

Alexandra Gioso:

O programa é voltado exclusivamente para fornecedores que atuam com o SEBRAE e os empreendedores já cadastrados no Programa Valorize que são empreendedores e microempresários da comunidade do entorno do Polo Petroquímico do ABC, indicados por integrantes e parceiros que fazem uso de seus serviços, e com essa indicação são inseridos em uma grande lista, onde todos podem conhecer e utilizar esses serviços.

ABCD REAL: Como foi feita a seleção dos participantes?

Alexandra Gioso:

A seleção foi feita a partir da base do Programa Valorize. Consideramos critérios como o porte do negócio, priorizando microempresas, e se já haviam participado de outras ações da Braskem, para garantir a ampliação do impacto.

ABCD REAL: Os participantes recebem algum tipo de certificação ao final?

Alexandra Gioso:

Sim, ao final do curso, todos os participantes receberão um certificado emitido pelo Sebrae.

ABCD REAL: A Academia Braskem conta com participação ou apoio de outras empresas ou ONGs?

Alexandra Gioso:

Neste momento, a parceria é exclusiva com o Sebrae, que é responsável pela metodologia e aplicação do conteúdo.

ABCD REAL: Quais são os papéis desses parceiros no projeto?

Alexandra Gioso:

O Sebrae é o responsável pela curadoria do conteúdo técnico, condução das aulas e consultorias individuais com os participantes, sempre alinhado com nosso objetivo e expectativa conforme nossa escuta e acompanhamento com esse público.

ABCD REAL: O que a Braskem espera alcançar com a Academia Braskem?

Alexandra Gioso:

Queremos contribuir para que esses empreendedores se desenvolvam, aumentem seu faturamento, formalizem seus negócios e gerem novos empregos. É uma forma de promover o crescimento econômico e social de maneira sustentável.

ABCD REAL: Há metas específicas definidas para esta primeira edição?

Alexandra Gioso:

Não trabalhamos com metas quantitativas nesta fase. O foco está no desenvolvimento real dos empreendedores e na geração de impacto positivo na comunidade.

ABCD REAL: De que forma a iniciativa se conecta com a estratégia de responsabilidade social ou sustentabilidade da empresa?

Alexandra Gioso:

Está totalmente alinhada com nossa estratégia de responsabilidade social, que prioriza ações de geração de renda, desenvolvimento local e valorização das comunidades onde atuamos.

ABCD REAL: Há expectativa de expansão do programa para outras regiões ou plantas da Braskem?

Alexandra Gioso:

Neste momento, a prioridade é consolidar a iniciativa no ABC. Essa primeira edição será fundamental para avaliarmos os resultados e definirmos os próximos passos.

Visão do Sebrae

ABCD REAL: Qual a importância dessa iniciativa para vocês?

Vinicius Nobrega:

Essa parceria com a Braskem reforça o nosso papel de promover o desenvolvimento de pequenos negócios. Acreditamos que capacitação e apoio técnico são fundamentais para transformar a realidade de quem empreende.

Vinicius Agostinho da Nobrega, gerente-regional do Sebrae ABCD

ABCD REAL: Já possuíam esse programa com algum outro cliente?

Vinicius Nobrega:

Temos experiências semelhantes com grandes empresas, mas esta parceria tem um diferencial: a combinação entre teoria e prática, com conteúdo online, consultorias individualizadas e momentos presenciais de troca entre os empreendedores.

ABCD REAL: Qual expectativa de vocês ao final desses três meses?

Vinicius Nobrega:

Esperamos que os participantes estejam mais preparados para tomar decisões estratégicas, gerir melhor seus negócios e alcançar resultados concretos, como aumento nas vendas e melhoria na organização.

ABCD REAL: Conte um pouco sobre o conteúdo que será aplicado.

Vinicius Nobrega:

A trilha de capacitação aborda os principais pilares de gestão de um pequeno negócio: finanças, marketing, vendas, relacionamento com clientes, gestão de equipe e os benefícios da formalização como MEI.

ABCD REAL: Algum outro ponto que ache importante destacar?

Vinicius Nobrega:

Sim. Mais do que uma capacitação, este programa representa reconhecimento e apoio. Muitos desses empreendedores enfrentaram grandes desafios sozinhos, e agora têm uma rede comprometida com seu crescimento. Esse acolhimento também faz parte do processo de desenvolvimento.

You may also read!

Gestão municipal amplia diálogo com bairros e constrói PPA com base em demandas reais da população

Iniciativa marca, em primeiro lugar, novo ciclo de participação popular ativa e compromisso com planejamento coletivo O segundo dia de

Read More...

COFIP-ABC celebra 10 anos fortalecendo conexão entre indústria e comunidade

Braskem celebra trajetória do Comitê e destaca sua relevância para o desenvolvimento sustentável e seguro do Polo Petroquímico do

Read More...

Polícia Civil e GCM de Santo André prendem ladrões de rodas

Joaquim Alessi Dois criminosos presos em flagrante com apoio do COI, e um veículo adicional envolvido nas atividades ilícitas foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu