Abiquim na 10ª Expocatadores, em Brasília

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
André Passos, presidente da Abiquim

A Abiquim participa da 10ª edição da Expocatadores, evento promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores (ANCAT)  e UniCatadores, entre 19 e 22 dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, Estádio Nacional, em Brasília.

A exposição reúne representantes de governos, empresas, sociedade civil, delegações internacionais, entidades de apoio e assessoria, parceiros MNCR/ANCAT, além de convidados.

Na quinta-feira, 21 de dezembro, entre 9h e 12h30, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, integrará o painel temático “Crise das Mudanças Climáticas, Transição Justa e Acordo Global dos Plásticos – Impactos para os Catadores e Catadoras”, que além de trazer um aprofundamento dos efeitos do clima na vida e trabalho dos catadores e catadoras, discutirá as questões de meio ambiente, bem como a poluição nos oceanos, desafios para o Tratado do Plástico.

“O papel dos catadores é fundamental para evoluirmos na transição de uma economia linear para uma economia circular”, afirma, em suma, Passos.

Nos quatro dias de evento, a Abiquim manterá, da mesma forma, stand com uma programação.

Ela traz iniciativas e parcerias do setor químico que contribuem para a reciclagem inclusiva e a circularidade.

O espaço disponibilizará ainda um ambiente propício para negócios, onde empresas compradoras e cooperativas terão a oportunidade de estabelecer parcerias diversas.

Produção segura e sustentável

Segundo Passos, a Abiquim tem liderado a jornada do setor químico no Brasil em direção à produção segura e sustentável.

Utiliza como base as diretrizes do Programa Atuação Responsável®, que contempla requisitos de desenvolvimento sustentável e ESG – Environmental Social and Governance (ambiental, social e de governança), trabalhando em prol do crescimento da indústria química brasileira e de sua cadeia de valor.

“O Programa AR® é uma estratégia bem-sucedida não apenas para a indústria química, mas também para seus fornecedores e clientes, com benefícios efetivos e concretos para toda a sociedade”, diz, em resumo.

Dentre os resultados de Desempenho do Programa Atuação Responsável no que tange aos indicadores do quadro de Meio Ambiente do ano de 2022, destaca-se, por exemplo, um aumento de 77,59% de resíduos sólidos perigosos e 54,74% de resíduos sólidos não-perigosos que foram reciclados, reutilizados e/ou reprocessados, inclusive enviados a coprocessamento, acentuando a capacidade da indústria química de reaproveitar seus resíduos, ano após ano.

Vale ressaltar, da mesma forma, as ações, projetos e melhorias voltados para: gerenciamento e padronização de resíduos; conscientização de colaboradores; sustentabilidade; logística reversa; coleta seletiva etc.

Conheça, além disso, algumas  ações da indústria química em prol da sustentabilidade e dos objetivos para o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações, em conclusão, sobre a 10ª Expocatadores, programação e inscrição, clique aqui

 

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu