Números incluem, acima de tudo, a vacinação de adultos, adolescentes e crianças nas sete cidades
O ABCD ultrapassa, nesta segunda-feira (21.03), a marca de 6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas nas sete cidades desde o início da imunização, em janeiro de 2021.
Os números incluem, em primeiro lugar, a vacinação de adultos, adolescentes e crianças.
Do total de vacinas aplicadas, 2,3 milhões foram para a primeira dose, 2,1 milhões para a segunda e 73 mil para a dose única, além de 1,3 milhão para a de reforço.
O avanço da vacinação se reflete, da mesma forma, na taxa de ocupação de leitos de UTI na região, atualmente em 19%.
É a mais baixa desde dezembro de 2021 e inferior à da Capital, que está em 37,3%.
O índice de leitos UTI por 100 mil habitantes atingiu 11,8 no ABCD, superior ao das demais sub-regiões, ao da Capital e ao da Região Metropolitana.
Dados
Os dados são das secretarias municipais de Saúde, da Fundação Seade e da plataforma Vacina Já, do Governo do Estado, compilados pelo Consórcio Intermunicipal.
O esquema vacinal completo é, portanto, fundamental para adquirir a imunidade comprovada e informada pelos laboratórios.
Todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.
Para o presidente do Consórcio ABC em exercício e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, a marca de 6 milhões de doses aplicadas na região comprova a eficácia da regionalidade liderada pelo Consórcio.
“Durante toda a pandemia, os sete prefeitos e os secretários de Saúde estiveram integrados em reuniões semanais para tomar decisões estratégicas para o combate do coronavírus. A vacinação éi um sucesso na região em virtude desta integração liderada pelo presidente Paulo Serra”, afirmou, em conclusão, Volpi.