ABCD e Governo Federal alinham pesquisa norteadora de políticas públicas para a juventude

In ABCD On
- Updated

Secretário nacional da Juventude ouviu lideranças da região e detalhou ações da União

Gestores públicos, universidades, entidades de classe e sociedade civil se reuniram, nesta terça-feira (02.05), para discutir o futuro da juventude na região. Em reunião do GT (Grupo de Trabalho) Juventude do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a convite da Agência de Desenvolvimento Econômico, o secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso, dialogou com os representantes sobre a pesquisa “Juventude e Trabalho” e outros temas.

O levantamento online, que visa diagnosticar o perfil e os anseios profissionais de jovens estudantes moradores das sete cidades, foi tema central das discussões. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e Universidade São Judas Tadeu conta com o apoio do Consórcio ABC, através do GT Juventude e do Governo do Estado de SP.

Em reunião com representantes das prefeituras, Legislativos municipais, movimentos estudantis, universidades e da sociedade civil que atuam com demandas relacionadas à juventude das sete cidades, Sorriso debateu sobre a pesquisa, bem como sobre as dúvidas e as expectativas dos atores acerca do tema e do público-alvo.

O secretário nacional também detalhou ações e planejamento de políticas do governo federal, oportunidades para os municípios e a importância dos representantes participarem do PPA (Plano Plurianual) participativo. Sobre o questionário, destacou os desdobramentos após a aplicação.

“Política pública não pode ser feita com base no achismo, assim como a estratégia de desenvolvimento do Estado precisa estar conectada com a juventude. Para a Secretaria Nacional, o trabalho será no acionamento dos ministérios, apresentando o olhar da juventude sobre os temas da pesquisa e buscar entender se esse o é alinhado à estratégia de desenvolvimento da região, trabalhando as mais diversas competências nesse espaço, conectando aos Arranjos Produtivos Locais, por exemplo”, afirmou Sorriso.

O presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, ressaltou que a iniciativa é fruto de um amplo debate com a sociedade.

“Essa pesquisa é fruto de um planejamento realizado pela Agência em consonância com a região, num debate em que surgiram diversas demandas acerca da formação e qualificação profissional do futuro. Nesse diálogo com os setores econômicos percebemos que, antes de prepararmos esse futuro, devemos escutar a juventude sobre o que ela está pensando e planejando, assim como os seus anseios e frustrações, para balizarmos esse debate”, explicou Silva.

Segundo o secretário-executivo do Consórcio, Mário Reali, a pesquisa vai auxiliar no enfrentamento dos desafios do futuro.

“Para desenvolver políticas, precisamos de informações, dados, e o papel do Consórcio é subsidiar essas discussões, enfrentando esses desafios enormes para nos prepararmos para o futuro”, disse Reali.

O objetivo da pesquisa é conhecer o pensamento, os hábitos, os desejos e as necessidades do público-alvo. Os dados serão utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ingresso ao mercado de trabalho e embasar o ensino superior e a iniciativa privada sobre as necessidades dessa parcela da população.

A pesquisa ainda passa pela análise e contribuição dos membros do GT, para posterior lançamento e aplicação nas unidades de ensino das sete cidades. O resultado deve nortear políticas públicas nas esferas municipais, estadual e federal.

 

Fotos: Divulgação/Agência GABC e Consórcio ABC

You may also read!

Chef Bruno Stippe, da C…Q Sabe!, bate papo sobre gastronomia local em Ribeirão Pires

Evento gratuito no Centro Histórico e Literário (CHL) com o renomado chef da culinária italiana Joaquim Alessi A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Cervejaria Madalena celebra 10ª edição do Pet Day com adoção, música e diversão para toda a família

A Cervejaria Madalena prepara, em primeiro lugar, mais uma edição de sucesso de um dos eventos mais aguardados pelo

Read More...

Braskem abre inscrições para o Concurso “Ações que Transformam” no ABCD

Iniciativa valoriza, acima de tudo, projetos e ações comunitários com foco social e ambiental em Santo André, Mauá e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu