A verba, o verbo e o voto

In Canto do Joca On
- Updated

Pretensos candidatos a prefeito e a vereador precisam tomar todos os cuidados possíveis com a língua. Em todos os sentidos. Quem fala demais dá bom dia a cavalo, diz-se no Interior. Quem escreve errado corre o risco de renunciar à candidatura antes da hora. Uma vírgula e… adeus eleição. Diante de uma pergunta, o político pode responder: “Não, sou candidato.” E nesse caso é mesmo. Ou simplesmente escrever: “Não sou candidato”. E aí não é mesmo. O que tenho recebido de material de imprensa desses pré-candidatos com erros de Português não está no gibi. Mas pode acabar nas súmulas do TRE… E, então, a verba investida perde-se com o verbo equivocado.

Político discute, e eu discuti

Há poucos dias recebi e-mail de um pré-candidato a prefeito de Santo André com o seguinte título (ou “títalo”, como brincava o genial editor de Política do DGACB no início dos anos de 1980, Professor da USP e meu grande Mestre no Jornalismo, Aleksandar Jovanovic): “Fulano discuti arco de alianças para 2020”. Não cito o nome para não ficar chato. Mas ele não “discuti”, e sim discute. Esse discuti existe, mas é passado, razão pela qual escrevi no ‘títalo’ da nota: “Eu discuti”. Lê-se como se houvesse acento no ‘i’.

Desencontro

Mas o drama continua. O “release” (pomposo nome em inglês para definir material de assessoria enviado a jornalistas) prosseguia com ataques medonhos à Língua Portuguesa. E em determinado momento informou que  o pré-candidato esteve em São Paulo “para se encontra”. Assim mesmo, sem o erre no final. Poxa, e num um ace ntozinho para pelo menos poder justificar com o sotaque do Interior: “Encontrá”? Tá “difícer”.

You may also read!

“Queria ser uma mosquinha” …

Por Marli Gonçalves* Tem horas que adoraria ser uma mosquinha para poder ver e ouvir o que exatamente rola, acontece

Read More...

Carnaval: BRK reforça que folia boa é com o descarte correto de lixo e cuidados com a rede de esgoto

Fantasia, glitter e resíduos descartados de forma inadequada podem causar entupimentos e prejudicar o sistema de esgotamento sanitário No Carnaval,

Read More...

Em resgate às tradições culturais, blocos de Carnaval em ruas de São Bernardo são opção de lazer

Atividades descentralizadas integram, em primeiro lugar, programação do ‘Meu Carnaval Tá na Rua’, que segue até o fim de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu