Programa Drenar São Caetano inicia 2026 com obras visando a mitigar impactos na mobilidade na Rua Amazonas

In ABCD On
- Updated

As obras do Programa Drenar São Caetano entraram em 2026 com força, e a Rua Amazonas, uma das principais vias de São Caetano, recebe a primeira obra do programa com foco exclusivo em obras de combate a enchentes. As intervenções foram iniciadas no dia 6 de janeiro e estão divididas em seis etapas, estratégia adotada para mitigar os impactos no trânsito e no cotidiano dos moradores e comerciantes da região.

Ao todo, serão implantados mais de 650 metros de novas redes de drenagem. Cada etapa tem duração média de 12 dias e a execução ocorre de forma sequencial: ao término de um trecho, ele é liberado para o tráfego de veículos, permitindo o avanço imediato para a fase seguinte. A previsão é de que as intervenções, que ocorrerão desde a Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano até próximo à Rua Castro Alves, sejam concluídas até o mês de maio. Mas, o cronograma geral das obras se estende até o final de julho, quando serão concluídos os serviços de pavimentação e pintura da sinalização viária.

A Prefeitura ressalta que o calendário poderá sofrer alterações em função das condições climáticas, especialmente em períodos de chuva, além de possíveis interferências subterrâneas que podem ser identificadas durante o processo de escavação.


Durante a execução das obras, o trecho em intervenção permanece bloqueado para o acesso de veículos, liberado apenas a moradores do trecho em questão. Para minimizar os transtornos, uma rota alternativa foi definida em conjunto com a Semob (Secretaria de Mobilidade), com sinalização ao longo da via interditada e em todo o percurso de desvio pelas ruas adjacentes.

Mobilidade e desvios

Motoristas que seguem pela Avenida Fernando Simonsen com destino à Rua Amazonas devem acessar a Rua Maria Mareste Teixeira Mourão, entrar à direita na Rua Nestor Moreira e, em seguida, retornar à Rua Amazonas. Já quem trafega pela Rua Amazonas no sentido Centro, ao chegar ao cruzamento com a Avenida Fernando Simonsen, siga a sinalização para acessar a Rua Maria Mareste Teixeira Mourão e seguir pela Rua Nestor Moreira até retomar o trajeto.

As intervenções na Rua Amazonas integram o Programa Drenar São Caetano, que reúne um conjunto de obras estruturantes voltadas ao fortalecimento do sistema de macrodrenagem do município. Entre as principais ações estão a construção de um reservatório de detenção no Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água; o alteamento do muro de contenção do Rio Tamanduateí, reduzindo o risco de transbordamentos e beneficiando diretamente os bairros Fundação e Prosperidade; além da implantação de novas redes de drenagem e esgotamento sanitário em cerca de seis bairros.

Foto e Imagem: Divulgação

You may also read!

Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem

Iniciativa da Cascadura Group oferece qualificação profissionalizante e amplia oportunidades de empregabilidade no Polo Petroquímico do ABC Com foco na

Read More...

Mauá lança edital de chamamento para certificação do selo ‘Empresa Amiga da Mulher’

Empresas podem se inscrever até 20.02; critérios consideram, em primeiro lugar, práticas de responsabilidade social em favor das mulheres

Read More...

Central de Inteligência do Trânsito e Transporte completa um mês com aumento de 17% no atendimento de ocorrências

Sistema tem oferecido, acima de tudo, maior agilidade e estratégia no apoio ao cidadão Passado um mês da inauguração do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu