Apoiada pela iniciativa privada, ação garantiu momentos de alegria e acolhimento a crianças atendidas no período de Natal no equipamento de saúde
O Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, presidido pela primeira-dama Zana Lima, entregou nesta sexta-feira (26.12), em primeiro lugar, kits de brinquedos, com bola e brinquedo, a crianças internadas no Hospital de Urgência (HU) que passaram o período de Natal na unidade.
A ação foi viabilizada, acima de tudo, por meio de doação da iniciativa privada.
Teve como objetivo, além disso, levar acolhimento, carinho e espírito natalino às crianças e suas famílias.
Recebida pelas crianças e pelos familiares, Zana percorreu os setores do hospital e acompanhou de perto a entrega dos presentes.
Foi um momento marcado por emoção e gratidão.
Para muitas famílias, a internação durante o Natal impediu a convivência com parentes e a participação nas tradicionais comemorações de fim de ano.
Isso tornou a iniciativa ainda mais significativa.
Transformação
As crianças beneficiadas permaneceram internadas por necessidade de tratamento e acompanhamento médico, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
A entrega dos kits buscou transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais leve, reforçando valores como solidariedade, empatia e cuidado humanizado, pilares das ações desenvolvidas pelo Fundo Social ao longo do ano.
“Natal é tempo de compartilhar. O Fundo Social está realizando uma ação muito importante em prol das crianças hospitalizadas. Nossa missão é levar esse momento de união, carinho e afeto, promovendo um sorriso e um sentimento bom nessas crianças, o que também contribui para uma recuperação ainda mais rápida”, destacou Zana Lima, presidente do Fundo.
Assistente social do Hospital de Urgência, Michele Silva ressaltou a importância da ação para o bem-estar das crianças e dos familiares. “Temos crianças internadas há alguns dias e, quando recebemos iniciativas como essa, é possível ver o brilho no olhar delas e a alegria das famílias que acompanham. São crianças fragilizadas pela internação, e esse gesto traz conforto emocional e acolhimento”, afirmou.
Emoção
Entre as famílias atendidas estava a de Cecília, de 2 anos, internada desde o dia 23. A mãe, Emanuela de Oliveira, relatou que a filha precisou permanecer no hospital durante o período natalino para completar o tratamento. “Nós passamos o Natal aqui no Hospital de Urgência. Foi um momento difícil, mas receber esse presente foi muito satisfatório. Ela estava ansiosa, esperando ganhar um brinquedo, e ver a felicidade dela ao receber o presente foi emocionante”, contou.
A iniciativa reforça o compromisso do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura de São Bernardo com o cuidado às pessoas, especialmente em situações de maior vulnerabilidade.
Além da assistência em saúde, ações como essa contribuem para promover, em suma, dignidade e acolhimento.
Sempre fortalecendo, em conclusão, o vínculo entre o poder público, a sociedade civil e a população atendida.
