Diadema valida Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para o período 2026 – 2029

In ABCD On
- Updated
Fotos: PMD

Plano é instrumento estratégico de planejamento e articulação de políticas públicas de diversas áreas, e tem como foco principal a garantia do direito humano à alimentação adequada

Diadema deu, em primeiro lugar, um passo decisivo no fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em 19 de dezembro aconteceu, em suma, a primeira reunião do atual colegiado da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

Nela foi validado por unanimidade, acima de tudo, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (PLAMSAND 2026–2029).

O mesmo norteará, portanto, as ações do município nos próximos quatro anos.

O PLAMSAND é um instrumento estratégico de planejamento que consolida uma abordagem intersetorial.

Articula políticas das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Segurança Alimentar, entre outras.

Sempre com foco, da mesma forma, na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A construção do Plano foi conduzida pela Secretaria de Segurança Alimentar e contou com o apoio decisivo da atual gestão municipal.

Marco histórico

“A validação do PLAMSAND representa um marco histórico para Diadema. Estamos falando de um planejamento construído de forma coletiva, com base na realidade do território e no compromisso de garantir que o direito à alimentação adequada chegue a todas as pessoas. É um avanço concreto na luta contra a fome e na promoção da dignidade humana, causas que o prefeito, Taka Yamauchi, nos cobra todos os dias”, destaca Robson Nascimento Santos.

O processo de elaboração do Plano foi marcado pela ampla participação social, envolvendo gestores públicos, conselhos, universidades, organizações da sociedade civil e munícipes.

As propostas foram debatidas e validadas em plenária, reforçando o caráter democrático, transparente e participativo da iniciativa.

A aprovação do Plano também viabiliza a formalização do Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (FASAND), ampliando a capacidade do município de captar recursos e de fortalecer programas e ações voltadas ao combate à fome e à promoção da alimentação adequada e saudável.

O FASAND já foi regulamentando pelo prefeito, Taka Yamauchi, e será administrado, em conclusão, por um Comitê Executivo composto por quatro membros.

São eles os secretários de Segurança Alimentar (presidente); de Panejamento e Gestão; de Finanças e de Governo.

You may also read!

Jéssica Roberta garante primeiro Centro de Referência para Agricultura e Segurança Alimentar em Santo André

Município conquistou primeiro lugar em edital federal e receberá, acima de tudo, quase R$ 1 milhão para implantação do

Read More...

Troca de ingressos para o Baile Brasilidades começa nesta quinta-feira (25)

Evento acontece em 3 de julho no Centro Técnico de Treinamento (CTT) Vereador João Netto com entrada solidária mediante

Read More...

Com ações da BRK, Mauá se destaca no Ranking do Saneamento Básico 2026

A cidade, que antecipou as metas do Novo Marco do Saneamento, ganha destaque no estudo elaborado pela ABES na

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu