Estado inaugura primeiro trecho nesta segunda-feira (22.12); obra deve redirecionar tráfego pesado, melhorar a fluidez viária e reforçar a segurança na Região Metropolitana
A entrega do primeiro trecho do Rodoanel Norte, a ser inaugurado nesta segunda-feira (22.12) pelo Governo de São Paulo, marcará, em primeiro lugar, o início da operação de uma via planejada para retirar parte significativa do tráfego pesado das marginais e das vias urbanas da capital, contribuindo diretamente para o desafogamento da marginal Tietê e para a melhoria das condições de circulação na Região Metropolitana de São Paulo.
Com a nova ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o Rodoanel Norte vai, acima de tudo, redirecionar caminhões e carretas que hoje atravessam áreas densamente urbanizadas.
A estimativa, por exemplo, é que aproximadamente 40 mil veículos, entre eles 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela Capital.
Isso tende a reduzir, em suma, conflitos com o tráfego local, aumentando a fluidez viária e diminuindo congestionamentos em corredores estratégicos.
O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 km de extensão, entre o km 129 e o km 153, e conta com pistas duplas e três faixas de rolamento por sentido.
O conjunto de obras inclui quatro túneis, que somam dois quilômetros de extensão, além de viadutos e acessos.
As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação.
Além disso, houve antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual.
Grande impacto
Para o engenheiro Antonio Israel Neto, a entrega da rodovia terá grande impacto na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo.
“Essa não podia ficar parada como ficou por tanto tempo. É maravilhoso ver essa obra sendo realizada e beneficiando o Estado.”
As obras seguem em andamento no Trecho 2, que dará continuidade ao Rodoanel até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Capital.
A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2026.
Ao todo, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.
O Trecho 2 está com cerca de 30% de execução, e o empreendimento deve gerar aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de todo o período de obras.
A conclusão das obras do Rodoanel Norte beneficia não apenas a região.
O empreendimento vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a rodovia Fernão Dias, que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais ao Nordeste.
Também irá facilitar, em conclusão, o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista.
