Ação integra estratégia de reforço preventivo para proteger a população e a decoração do Natal Iluminado no Centro; indivíduo foi detido com cerca de 15 metros de cabos já cortados
Na madrugada desta segunda-feira (08.12), a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu, em primeiro lugar, um homem em flagrante.
Ele foi surpreendido, por exemplo, ao cortar e subtrair aproximadamente 15 metros de cabos elétricos enterrados na área do pontilhão que liga o Shopping Metrópole ao Paço Municipal.
A área concentra, além disso, parte da estrutura de iluminação do Natal Iluminado.
E conta com reforço de patrulhamento preventivo para garantir a segurança da população, impedir furtos e preservar a infraestrutura pública.
A ocorrência teve início por volta de 0h00, enquanto os guardas estavam em ponto de estacionamento estratégico na Praça Samuel Sabatini.
Um morador da região informou, acima de tudo, que um homem estaria cortando cabos atrás do pontilhão.
Os GCMs se deslocaram a pé imediatamente e encontraram o homem sentado no solo, utilizando uma faca de serra para acessar a fiação subterrânea.
Detido
Durante a abordagem, o homem confessou que cortava os fios para vender.
Na mochila dele foram encontrados cerca de 15 metros de cabos já cortados, além de ferramentas utilizadas no rompimento e uma barra metálica usada para cavar o solo.
O material foi recuperado e apreendido. O indivíduo foi preso e conduzido ao 1º DP (Distrito Policial), ficando à disposição da Justiça.
Ao avaliar a ocorrência, o comandante da GCM Eduardo dos Santos destacou que o reforço operacional no entorno do Paço Municipal segue uma estratégia voltada à segurança das pessoas e à proteção da infraestrutura pública durante a programação de fim de ano.
“A nossa estratégia no entorno do Paço Municipal é garantir que a população aproveite o Natal Iluminado com segurança e que toda a infraestrutura montada para o período esteja protegida. A presença constante da GCM inibe furtos, preserva a iluminação e assegura tranquilidade às famílias”, disse.
Apesar do furto de cabos, a decoração do Natal Iluminado na Esplanada do Paço Municipal não foi prejudicada.
Outras ações
Na manhã de domingo (07.12), um adolescente de 13 anos foi atingido por uma moto aquática enquanto nadava com familiares na Represa Billings.
Ele estava na altura da Avenida Amazonas, no bairro Rio Grande, em São Bernardo.
Acionada por populares que presenciaram o atropelamento, a GCM chegou rapidamente ao local, prestou apoio no atendimento inicial da vítima e isolou a área até a chegada dos serviços de emergência.
O jovem recebeu os primeiros cuidados de um guarda-vidas temporário e, em seguida, foi encaminhado pela unidade de resgate ao Hospital de Urgências (HU).
O condutor da moto aquática, que não possuía habilitação, perdeu o controle da embarcação e atropelou o adolescente, segundo registrado no 3º DP (Distrito Policial).
A GCM também identificou o responsável pela locação do equipamento, acionou a Marinha do Brasil para ciência da ocorrência e acompanhou a condução do piloto ao IML para exame toxicológico.
O jet ski foi apreendido para perícia, e a Polícia Civil prossegue com a apuração das responsabilidades.
Denuncie
A participação da população é, em suma, fundamental para fortalecer as ações de segurança em toda a cidade.
Em ambos os casos, o apoio direto de moradores foi decisivo para a rápida atuação das equipes.
A GCM pode ser acionada, portanto, pelo telefone 153 para denunciar irregularidades e situações suspeitas.
Ou qualquer ocorrência que coloque em risco a segurança da comunidade e da programação de fim de ano.
