Documento integra ações do Programa Cidade Empreendedora e fortalece, acima de tudo, o posicionamento regional da cidade no setor turístico
Na manhã desta quinta-feira (27), Ribeirão Pires recebeu oficialmente, em primeiro lugar, o relatório da “Consultoria para Diagnóstico da Estrutura e Gestão do Turismo”, desenvolvida pelo Sebrae-SP com foco na melhoria e profissionalização da gestão pública do setor turístico.
O documento foi entregue, portanto, pelo consultor do Sebrae, Alexandre Nunes, e pela analista aênior do Sebrae, Juliana de Oliveira Tamos, diretamente ao prefeito Guto Volpi, que destacou o material como um marco estratégico para o planejamento do turismo local.
O estudo faz parte do eixo 8 – Turismo do Programa Cidade Empreendedora.
Foi construído com base em análises técnicas, levantamentos de campo e participação de diferentes setores ligados ao desenvolvimento turístico.
Oportunidades
Durante o encontro, no Paço, o consultor Alexandre Nunes e a analista Juliana de Oliveira Tamos apresentaram ao prefeito os principais resultados do diagnóstico.
O mesmo identificou pontos fortes, oportunidades, desafios e recomendações práticas para qualificar a governança, ampliar o fluxo turístico e desenvolver uma cadeia produtiva mais estruturada.
Segundo o Sebrae, o relatório resulta de metodologia aplicada na cidade, com entrevistas, levantamento documental, observação técnica e consulta às lideranças locais.
Para o prefeito, Guto Volpi, o documento representa ferramenta estratégica para a continuidade das ações voltadas ao turismo.
“Esse diagnóstico confirma que Ribeirão Pires tem potencial turístico e que estamos no caminho certo ao investir em planejamento e estruturação. A parceria com o Sebrae reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a geração de novas oportunidades para a cidade,” destacou, em suma.
Nova conquista
Ribeirão Pires celebrou nesta quarta (26), além disso, outro marco importante.
A cidade alcançou a 8ª posição no ranking estadual de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, conforme atualização oficial da Secretaria de Turismo e Viagens.
A classificação integra o ciclo 2024/2025 e foi encaminhada à Assembleia Legislativa (Alesp) para tramitação.
Ela posiciona o município entre as principais referências em turismo paulista ao lado de Itanhaém, Campos do Jordão e Caraguatatuba.
“Com a conclusão da consultoria e o novo reconhecimento estadual, Ribeirão Pires avança para uma nova fase estratégica: estruturar ações integradas entre poder público, trade turístico, empreendedores e instituições parceiras para fortalecer sua identidade turística e ampliar seu posicionamento competitivo no cenário regional e estadual”, explicou, em conclusão, o secretário de Turismo, Emerson GIlarde.
