O vereador Gilberto Costa (PP) apresentou, em primeiro lugar, indicação de estudos para a criação do programa Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) em São Caetano do Sul.
A proposta visa, acima de tudo, a oferecer o documento de forma gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo é ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo o vereador, o principal impacto da medida seria a geração de renda, permitindo que os cidadãos concorram a vagas que exigem habilitação.
“A CNH Social contribui para a inclusão de quem, por falta de condições financeiras, não teria acesso à habilitação. Isso amplia significativamente as chances de emprego em áreas como transporte, entregas, logística e serviços”, argumentou, em resumo.
Para o parlamentar, além de estimular a economia formal, o programa é visto como uma ferramenta para combater a informalidade.
“Ao permitir que trabalhadores atuem legalmente como motoristas ou entregadores, a CNH Social aumenta a segurança no trânsito e garante mais direitos aos profissionais”, explicou.
Gilberto também destacou que a iniciativa vai além de uma política de trânsito, sendo uma ação de inclusão social. “Ao investir nas pessoas que já buscam melhorar de vida por meio de programas sociais, o município reforça o seu compromisso com uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos”, finalizou.
