Espaço de 4,4 mil m², antes canteiro de obras, vira área moderna de lazer, esporte e convívio familiar, com paisagismo, iluminação em LED e equipamentos de última geração
Com cenário que impressiona, acima de tudo, pela beleza, a nova Praça dos Tico-Ticos, no Parque dos Pássaros, em São Bernardo, está pronta.
E vai ser entregue à população, portanto, neste sábado (08.11).
Vistoria técnica da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, nesta quarta-feira (05.11), registrou os últimos detalhes no local.
Construído do ‘zero’, o espaço tornou-se, por exemplo, um convite à convivência e ao lazer em meio ao verde.
Além disso, reforçou o compromisso da Prefeitura com a requalificação urbana e a ampliação de áreas públicas de lazer e integração social.
Entre as ruas Bicos de Lacre e Macucos, a praça ocupa, em sumam 4.486 m².
Passou por transformação completa, ganhando nova identidade visual, equipamentos modernos e paisagismo que promete atrair visitantes.
O espaço, antes um canteiro de obras, transformou-se em um novo conceito de lazer e confraternização para as famílias do bairro e regiões adjacentes.
Reconfigurado
O local, anteriormente uma área subutilizada, foi totalmente reconfigurado pela Secretaria de Serviços Urbanos, com a implantação de uma série de melhorias que ampliam a funcionalidade e o conforto. Entre os novos equipamentos estão pórtico artístico com refletores em LED, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground com piso modular e brinquedos inclusivos, espaço pet, área de convivência, pergolados metálicos que servem de sombreamento, além de canteiros floridos com sistema automatizado de irrigação.
Para o prefeito, Marcelo Lima, a nova Praça dos Tico-Ticos representa mais um passo no projeto de transformar São Bernardo em uma cidade de espaços vivos, acolhedores e acessíveis.
“São Bernardo está avançando com um planejamento que olha para as pessoas e para o bem-estar coletivo. A Praça dos Tico-Ticos se tornou um espaço lindo, moderno e acolhedor, que vai reunir famílias, crianças, jovens e idosos. Essa transformação mostra que cuidar da cidade é também criar lugares onde a população se sente parte, onde a convivência e o lazer se tornam símbolos de uma vida melhor”, destacou o chefe do Executivo.
Destaques
O paisagismo é um dos grandes destaques.
São 219 mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas, incluindo pau-ferro, pitanga, araçá, cerejeira e goiabeira.
Todas as espécies que, em pouco tempo, trarão ainda mais sombra e vida ao local.
Além dos escorregadores, tradicionais, na área do playground, o espaço conta com mais dois equipamentos escorregadores, em concreto, no talude do equipamento. Ambos podem ser acessados, pela área de convívio levando diretamente ao espaço do playground.
Na vistoria, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, destacou, da mesma forma, o caráter acolhedor e o cuidado em cada detalhe do projeto.
“O Parque dos Pássaros ganhou um espaço verdadeiramente aprazível, pensado para oferecer lazer, bem-estar e contato com a natureza. Cada elemento da praça — da iluminação ao paisagismo — foi planejado para tornar a experiência do visitante agradável e segura. É um ambiente que vai atrair não só os moradores do bairro, mas pessoas de toda a cidade, pela beleza e funcionalidade do espaço”, afirmou, em conclusão, o secretário.
