Presidente do Fundo Social, Coquinha Zampol, esteve Receita Federal para agradecer apoio, apresentar resultados e solicitar novas parcerias para 2026
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Coquinha Zampol, esteve na sede da Receita Federal, nesta quarta-feira (05.11), em São Paulo, para realizar, em primeiro lugar, a prestação de contas referente às doações recebidas pela instituição, que têm viabilizado projetos sociais inovadores no município.
Além do agradecimento formal, foram discutidas novas possibilidades de cooperação e apoio a futuras ações voltadas à geração de renda, sustentabilidade e inclusão social.
Participaram do encontro, além disso, a delegada-adjunta e auditora fiscal Edilene Delpoio; o delegado e auditor-fiscal Alexandre Galardinovic Ribeiro; a analista-tributária e representante da Cidadania Fiscal Rosangela Galvão de Moraes; e a analista-tributária e assistente de gabinete Lilian Castelo Branco Sauer.
Dois projetos importantes
Graças às doações da Receita Federal, o Fundo Social desenvolveu, neste ano, portanto, dois importantes projetos: o Costureira Anjo e o ReCosture Ribeirão.
Ambos idealizados, em suma, pela educadora e empreendedora Máyra Macedo Colantonio.
Tudo em parceria, por exemplo, com o Fundo Social de Solidariedade e com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires.
O Projeto Costureira Anjo foi realizado pela primeira vez de forma presencial na sede do Fundo Social.
Promoveu oficinas gratuitas de confecção de turbantes utilizando camisetas doadas pela Receita Federal.
A iniciativa uniu capacitação e solidariedade.
Teve como meta confeccionar turbantes para doação a instituições durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Já o ReCosture Ribeirão levou experiência inédita de moda sustentável ao público do Festival do Chocolate.
Tratou-se de um desfile no Paço Municipal em 30 de agosto.
Foram usadas calças jeans doadas pela Receita Federal, e o projeto explorou o conceito de upcycling (reaproveitamento criativo de materiais).
Reuniu, além disso, alunas da Escola de Costura Máyra Macedo e estilistas convidados na criação de peças exclusivas.
Além do apoio a esses projetos, a Receita Federal também oficializou a doação de 50 minicomputadores (TV Box descaracterizadas e adaptadas para uso educacional), destinados a oficinas de inclusão digital e ações educacionais promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Prefeitura.
A iniciativa amplia o acesso à tecnologia e reforça o compromisso conjunto de promover educação, inovação e transformação social em Ribeirão Pires.
