Atividades abordam a opinião de cidadãos sobre a cidade que desejam: com paz, sem preconceito, sem racismo; programação fechará com shows, no Zaíra
O debate em rodas de conversa sobre a Mauá que se deseja em um futuro breve estará em evidência, em primeiro lugar, nas comemorações do ‘Novembro, Mês da Consciência Negra’.
O lançamento dar-se-á, acima de tudo, no Teatro Municipal de Mauá, a partir das 18h30, na segunda-feira (10.11).
O objetivo da Prefeitura de Mauá e vários segmentos sociais é promover, em suma, a reflexão sobre a igualdade racial numa cidade cada vez melhor.
Será lançada, além disso, a campanha ‘Natal Sem Fome’, da Secretaria de Assistência Social.
O objetivo, portanto, é, incentivar a doação de um quilo de alimento não-perecível nos eventos da comemoração.
Além de apresentação cultural na abertura, no foyer com o músico Marcelo Balvian, haverá uma exibição de capoeira.
Além disso, ritual de boas-vindas de representantes de povos de matriz africana.
Da mesma forma, homenagem a um dos fundadores da Catira Àz de Ouro.
Cidadão de grande importância na preservação e valorização da cultura popular, Jaci Cesário, que será símbolo das comemorações deste mês.
Mestres em demonstração de capoeira também se apresetarão.
E haverá momento ecumênico, show de pagode com mestre Lango do Samba, e finalização da cerimônia com o grupo folclórico Samba Lenço.
Marcha para Zumbi dos Palmares
No dia 20, a partir das 8h30, será realizada a Marcha para Zumbi dos Palmares.
Ela sairá da Praça do Relógio sentido Praça da Paineira, com atividades culturais ao final.
Também neste dia (20.11), às 14h, o Samba na Paineira será realizado no Parque da Juventude.
Até o dia 30, quando será o encerramento, estão previstos jogos de capoeira com rodas de conversa, em que serão abordados temas ancestrais, históricos e de combate ao racismo; exposição no saguão da Prefeitura Municipal de elementos que remetem à ancestralidade dos povos de África; sessão solene na Câmara de Vereadores, no dia 18, às 19h.
Ainda estão previstos uma campanha da Secretaria de Educação para a autodeclaração, em que as pessoas descrevem traços e características pessoais e ambientais como forma de inclusão social de pessoas com deficiência visual e mais rodas de conversas em locais como a Casa do Hip Hop, associações de moradores e movimentos sociais, em vários pontos da cidade.
O encerramento das comemorações do ‘Novembro, Mês da Consciência Negra’ será na avenida Sebastião Antonio da Silva (local da feira de sábado), no Jardim Zaíra, no domingo (30).
Está prevista uma grande atividade, das 10 às 22h, com parceria entre a Prefeitura de Mauá, Sindicato dos. Metalúrgicos do ABC e Petrobras.
O objetivo do projeto com a Petrobras é levar cultura para a periferia.
Serviços à população
Até 14h, a Prefeitura levará serviços à população em que estão previstos orientações de saúde, saúde do homem e testagem de HIV/aids, informações sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, venda de artesanato, informações sobre preservação ambiental e posse responsável, orientações sobre programas de transferência de renda, campanha Natal Sem Fome e outros benefícios da Assistência Social, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, artesanato, cursos do Qualifica Mauá e Casa de Cursos e vagas de emprego, entre outros.
No período da tarde, além de brinquedos para crianças, quando começarem os shows, a população poderá, em conclusão, cantar e dançar ao som de ‘Sereno Não é Garoa’, ‘Jorge AGRIÃO’, ‘Luiz Camilo e Banda’, ‘Royce do Cavaco’, ‘Arnaldo Tifu’, ‘Billy SP’, ‘Cremilson Bico Doce’, ‘Marina Íris’, ‘Almirzinho Guinéto’, ‘KL Jay’ (Racionais) e ‘Salgadinho.’
