São Bernardo é a segunda cidade mais segura do País entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação/PMSBC

Com ações integradas entre GCM e forças do Estado, Prefeitura amplia investimentos e reduz indicadores criminais; dados são do Anuário MySide 2025

São Bernardo está, portanto, entre os destaques nacionais quando o assunto é prevenção e combate à criminalidade.

O município é, acima de tudo, o segundo mais seguro do Brasil entre as cidades com população entre 500 mil e um milhão de habitantes.

Isso, segundo levantamento da plataforma MySide, que considera dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Ministério da Saúde. 

Considerados, além disso, os 5.570 municípios brasileiros, na classificação geral, São Bernardo está entre as 30 cidades mais seguras do País.

Ocupa, em suma, a 21ª posição no ranking de Cidades Mais Seguras do Brasil.

A posição de destaque em âmbito nacional reflete a consolidação de modelo de gestão de segurança que une tecnologia, presença constante das equipes, escuta da população e planejamento integrado entre a GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar) e Polícia Civil. 

Queda contínua

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que o município vem registrando queda contínua nos indicadores criminais

Entre janeiro e setembro de 2025, os roubos em geral diminuíram 14,6% em relação ao mesmo período de 2024, de 3.254 para 2.779 ocorrências.

Da mesma forma, o roubo de carga caiu 44,79% e o de veículos 23,67%. Também houve redução de 19,26% nos casos de estupro de vulnerável.

Para o secretário de Segurança da cidade, Major Arley Topalian, os resultados refletem trabalho técnico e transversal entre as forças de segurança e diferentes áreas do governo.

“A GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil atuam de forma integrada, com base na análise diária das ocorrências e na cooperação com setores como iluminação, trânsito e serviços urbanos. Segurança não é só vigilância, é proteção. Nosso foco é agir antes que o problema aconteça e garantir que o cidadão se sinta seguro em todos os espaços da cidade”, afirmou.

Videomonitoramento

O videomonitoramento operado pela GCM tem se mostrado essencial para a agilidade das ações em todo o município, inclusive nas unidades de saúde.

As câmeras instaladas em hospitais, UPAs e demais equipamentos municipais estão conectadas ao CCO (Centro de Controle Operacional).

Ele realiza acompanhamento 24 horas e mantém contato direto com as equipes em campo.

Com a ampliação do sistema, São Bernardo passa a contar com cerca de 1.500 câmeras integradas.

Reforçando, assim, a conexão entre segurança, saúde e demais órgãos municipais.

O prefeito, Marcelo Lima, destacou que os avanços alcançados são resultado de política de segurança voltada às pessoas.

“São Bernardo tem uma política de segurança que protege e acolhe. Investimos em tecnologia, mas também em pessoas, no trabalho dos guardas, no cuidado com as famílias, nas ações que mudam o dia a dia dos bairros. Segurança é qualidade de vida, e é isso que continuamos construindo junto com a população”, disse.

Integração

Ações permanentes também garantem presença contínua nas ruas.

Entre elas, a Operação Segurança Direto ao Ponto, voltada à proteção no entorno dos pontos de ônibus, especialmente nos horários de maior movimento, com foco na prevenção e repressão de roubos; a Operação Dorme Bem, que intensifica o patrulhamento noturno e combate a perturbação do sossego; e a Operação Força Total, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar para o enfrentamento à criminalidade e à desordem urbana.

Também faz parte desse conjunto a Operação Meu Bairro Seguro, realizada semanalmente em diferentes regiões, com o objetivo de reduzir crimes patrimoniais, ampliar a sensação de segurança e aproximar a Guarda da comunidade.

A cidade segue fortalecendo programas de proteção e cidadania, como a DESE (Diária Especial de Segurança Escolar), que garante presença de guardas nas escolas municipais, e a Patrulha Guardiã Maria da Penha, responsável pelo atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica.

A iniciativa acontece de forma integrada à Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cássia Fontes, abrigo temporário para mulheres em situação de risco, inaugurado em março.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu