Circular Saúde já “opera” com ônibus que circulam pelos equipamentos médicos de Santo André

In ABCD, Canto do Joca On
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Prefeito, Gilvan Ferreira, apresenta a linha Saúde. Fotos: Helber Aggio/PMSA

Anunciado há algum tempo, Circular da Saúde começou a operar, portando, neste sábado com duas linhas

Joaquim Alessi

Circular da Saúde começou a operar (sem trocadilho, claro) neste sábado (25), em primeiro lugar, em Santo André.

Trata-se, acima de tudo, de nova opção visando a beneficiar passageiros de ônibus que se deslocam para utilizar atendimento médico, hospitalar e realizar exames nas redes de saúde pública e privada.

A iniciativa é, em suma, da SATrans, empresa pública que administra o sistema de transporte coletivo na cidade.

O Circular da Saúde conta, por exemplo, com duas linhas, a recém-criada B45 e a já existente B31.

A medida faz parte do Promobi (Programa de Mobilidade), que vem mudando a forma como o andreense se locomove pela cidade.

Trajetos

A linha B45 foi planejada, em resumo, para facilitar o deslocamento de usuários aos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André.

Liga o Jardim Riviera, na Rua Rio Vermelho, até a Avenida Professor Valdemar Mattei, facilitando o acesso ao Hospital Estadual Mário Covas.

O trajeto inclui paradas próximo de unidades como o Centro Hospitalar Municipal (CHM), UPA Perimetral, Hospital e Maternidade Brasil, Hospital Beneficência Portuguesa, Casa da Esperança, Hospital Santa Helena, Hospital Santo André, Hospital e Maternidade São José, Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, além do futuro Hospital da Vila Luzita.

O itinerário da B45 inclui Estrada do Pedroso, Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, Rua do Amaro, Avenida Dom Pedro I, Avenida Santos Dumont, Rua Coronel Alfredo Fláquer, Rua General Glicério, Rua Bernardino de Campos, Avenida Portugal, Avenida José Caballero, Rua Cel. Abílio Soares, Avenida João Ramalho, Rua Guilherme Marconi, Avenida Dr. Alberto Benedetti, Rua Cel. Fernando Prestes, Rua Caminho do Pilar, Avenida Ramiro Colleoni, Avenida Pereira Barreto, Praça Ives Ota e Rua Dr. Henrique Calderazzo.

Roteiro da B31

A linha B31, que também integra o Circular da Saúde, atende o Jardim Santo André até o Atrium Shopping, onde se localiza o Poupatempo da Saúde.

A linha passa pela Rua Lamartine, Rua dos Dominicanos, Estrada do Pedroso, Rua Bernardo Guimarães, Avenida Dom Pedro I, Avenida Santo Dumont, Praça 14 Bis, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Avenida Pedro Américo, Avenida Alexandre de Gusmão e finalizando o trajeto no shopping.

O Circular da Saúde é mais uma ação inovadora pensada para a população que utiliza os serviços de saúde.

“Essa medida que implementamos vai aproximar o cidadão dos serviços essenciais. Com essas linhas, quem precisa passar por consultas, exames ou procedimentos terá um deslocamento mais rápido e confortável, com trajetos planejados para atender diretamente os hospitais e equipamentos de saúde”, destaca, em resumo, o prefeito, Gilvan Ferreira.

Estudos técnicos

O projeto foi desenvolvido pela SATrans, em primeiro lugar, a partir de estudos técnicos sobre a origem e o destino dos passageiros, volume de demanda e conexões com outras linhas do sistema.

O objetivo da inovação é oferecer, acima de tudo, mais conforto, previsibilidade e eficiência para quem depende do transporte coletivo.

Especialmente aos usuários de serviços médicos.

Promobi

Todas as ações de melhorias no transporte que estão em andamento na cidade de Santo André integram o Promobi (Programa de Mobilidade).

Ele está transformando o transporte público no município.

Só neste ano já foram entregues 51 novos ônibus zero-quilômetro – 25 deles em setembro e outros 26 em abril.

Além disso, 79 novos abrigos de ônibus foram instalados, e 210 dos 300 pontos previstos para reforma já foram requalificados, por meio de investimento de R$ 1,1 milhão.

O programa também trouxe inovações tecnológicas, como a atualização do aplicativo Cittamobi, que agora possui função de geolocalização exclusiva e funciona sem anúncios.

Desde abril, o número de usuários do app cresceu de 28 mil para 45 mil.

São investimentos totais de R$ 240 milhões até 2028, com R$ 200 milhões destinados à compra de novos ônibus.

Assim, o Promobi consolida-se, em conclusão, como um dos maiores programas de mobilidade da história de Santo André.

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