CHM de Santo André lidera número de atendimentos entre hospitais municipais do Estado

In Saúde On
- Updated
Tomógrafo do Centro de Diagnósticos do CHM, em foto de Angelo Baima, da PMSA

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, é o equipamento de saúde municipal que mais realiza atendimentos em todo o estado de São Paulo. Somente no primeiro semestre de 2019, o hospital fez mais de 1 milhão de procedimentos, entre cirurgias, internações, consultas e exames especializados.

Foram ao todo 1.160.174 atendimentos realizados no CHM nos primeiros seis meses do ano passado. Os números integram o Painel da Saúde, levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ferramenta, lançada neste ano, foi desenvolvida para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos e avaliou 193 hospitais, entre estaduais e municipais.

A pesquisa mostra ainda que o CHM é o hospital que mais realizou atendimentos entre todos os equipamentos públicos do ABC no período.

“O CHM tem recebido investimentos e melhorias que a população tem acompanhado de perto, como requalificação do hospital, modernização de sistema e infraestrutura, alem de forças-tarefa de diversas especialidades. Graças a estas iniciativas, chegamos à sétima colocação em todo o estado em número de atendimentos, com cada vez mais qualidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A Prefeitura de Santo André vem realizando investimentos com o objetivo de modernizar o CHM. Logo no início da atual gestão foi reaberto o Hospital Dia, que havia sido fechado na gestão anterior. O equipamento realiza cirurgias de baixa complexidade, permitindo que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta no mesmo dia, sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente os pacientes retornam ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em 2018 foi entregue a reforma do Centro de Diagnósticos, possibilitando o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular.

O CHM também está ampliando a capacidade de exames laboratoriais e de imagem, aumentando o leque de tipos de tipos de tomografia, por exemplo.

Nesta gestão, o hospital ganhou ainda um moderno Centro Médico de Especialidades e uma nova ala da Psiquiatria, que proporcionou aumento de leitos voltados à essa especialidade. Além disso, o auditório foi totalmente reformado, teve sua capacidade ampliada e recebeu equipamentos multimídia.

Em novembro do ano passado tiveram início mais obras de melhorias no CHM. Além de ganhar dez novos leitos de UTI, o hospital está recebendo intervenções de modernização na Ala Vermelha, área de quimioterapia, Enfermaria, ala de atendimento ambulatorial, Recepção Central e Clínica Médica. A fachada do Centro Hospitalar Municipal, que nunca foi reformada desde a construção do equipamento de saúde, também será totalmente revitalizada.

You may also read!

Runner Fit inaugura unidade em São Bernardo neste sábado

São Bernardo do Campo recebe um marco no segmento fitness com a inauguração da Runner Fit São Bernardo. A unidade

Read More...

Santo André recebe Mostra de Cinema Chinês

Exibições, gratuitas, acontecem nesta sexta e na quarta, no equipamento cultural A Casa O filme “O fio da espada”, do

Read More...

Campanha Natal Solidário em Diadema começa na segunda-feira (25)

Ação visa a arrecadar alimentos, não perecíveis, para famílias atendidas pelo Banco de Alimentos e pessoas em situação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu