São Bernardo direciona PS Central para atendimento referenciado e amplia estrutura para casos de Covid-19

In Canto do Joca On
- Updated
Visita ao Pronto Socorro Central - Covid. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Atendimento de urgência e emergência no município será realizado nas 9 UPAs e no PA Taboão a partir deste sábado (27.03); com medida, Prefeitura amplia em 40 os leitos destinados às vítimas do Coronavírus

Em mais uma ação emergencial de combate ao Coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo transformará, a partir deste sábado (27.03), o Hospital Pronto-Socorro Central, no Centro da cidade, em equipamento de portas fechadas, com atendimento referenciado para o tratamento de casos de Covid-19.

Dessa forma, porntanto, os atendimentos de urgência e emergência do município passarão a ser realizados apenas nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto Atendimento (PA) Taboão.

Com a mudança, o município amplia em 40 os leitos destinados às vítimas da doença, totalizando, neste primeiro momento, 554 leitos exclusivos para a pandemia.

Rede estrangulada

O prefeito Orlando Morando explica que a medida emergencial foi adotada após o estrangulamento da rede de atendimento para casos de Coronavírus.

“Nossa taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 100% nesta quinta-feira (25/03) e, de imediato, colocamos em prática essa mudança para ampliar nossa capacidade de atendimento. Estamos, há um ano, ampliando nossa estrutura de Saúde para atender à demanda criada por essa pandemia, com a abertura de dois hospitais permanentes, o Novo Anchieta e o Hospital de Urgência. Vivemos um momento crítico e precisamos, mais do que nunca, do apoio da população para que se protejam e protejam o próximo”, destaca.

Secretário da Saúde do município, Dr. Geraldo Reple Sobrinho ressalta que, com esta transformação do PS Central, a unidade funcionará com portas fechadas para o atendimento clínico referenciado e de pessoas contaminadas pela Covid-19, assim como já ocorre com o Hospital Anchieta, Hospital de Urgência e Hospital de Clínicas. Neste caso, o ingresso dos pacientes nos equipamentos ocorre após transferência das nove UPAs e PA Taboão.

Fôlego

“Esperamos conseguir um fôlego com essa ampliação de leitos, transferir os pacientes que hoje estão internados nas UPAs, ao mesmo tempo em que avançamos com a vacinação na cidade. Os atendimentos de urgência e emergência, de adultos e crianças, realizados nas UPAs que necessitarem de suporte clínico ou cirúrgico para avaliação e internação seguirão sendo encaminhados ao PS Central via ambulância, não mais porta aberta, quando a pessoa chega por meios próprios ao hospital”, explicou Dr. Geraldo.

Atualmente, o PS Central dispõe de 152 leitos, dos quais 31 já estão sendo utilizados para o tratamento de Covid-19.

A transformação amplia, em conclusão, em 40 novos leitos para tratamento da doença.

Dessa forma, o equipamento passará a funcionar com 192 leitos, sendo 176 de enfermaria (130 adulto e 46 infantil) e 16 de UTI (11 adulto e 5 infantil).

You may also read!

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou da missa de lançamento da campanha, em Aparecida (SP), neste domingo (22.02), e ressaltou, acima

Read More...

Prefeitura de Santo André dispersa evento e recolhe motos e carros em operação contra barulho

Sétima Operação Sono Tranquilo do ano emitiu, acima de tudo, 17 autuações para bares e adegas por poluição sonora Na

Read More...

Romu persegue, recupera moto furtada e apreende adolescente em São Bernardo

Veículo foi localizado, em suma, a cerca de 300 metros do ponto inicial da abordagem; chave micha com miolo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu