Prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, recebeu o diretor de Relações Institucionais da montadora, Gustavo Bonini, em agenda de cooperação direcionada, acima de tudo, à inovação e ao fortalecimento econômico da cidade
A prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, recebeu nesta quinta-feira (09.10), portanto, visita do diretor de Relações Institucionais da Scania, Gustavo Bonini.
O objetivo foi reforçar o compromisso da gestão com o desenvolvimento do setor industrial e automotivo, pilares históricos da economia municipal.
O encontro teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, e do adjunto da Pasta, Alípio Costa.
Na reunião foram debatidas ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva e à geração de empregos.
Da mesma forma, à atração de investimentos para São Bernardo, além de projetos de formação profissional, inovação tecnológica e sustentabilidade.
A prefeita destacou, além disso, a importância do diálogo constante entre o poder público e o setor produtivo.
Sempre para impulsionar o crescimento econômico da cidade e consolidar São Bernardo como referência nacional em tecnologia e inovação.
Mais valorização
Jessica Cormick frisou que essa parceria histórica será ainda mais valorizada ao longo da gestão.
“A indústria é parte da nossa identidade e motor do desenvolvimento de São Bernardo. Fortalecer esse diálogo significa planejar o futuro da cidade com oportunidades, tecnologia e sustentabilidade, valorizando quem trabalha e produz aqui”, assinalou.
O encontro também fomentou a política de Turismo Industrial do município, que tem ganhado mais força neste ano.
Com mais de 4 mil colaboradores, a Scania é uma das principais montadoras instaladas em São Bernardo.
Assim, mantém uma relação de cooperação com o município.
Desde 2014, participa do Programa de Turismo Industrial, iniciativa pioneira da Prefeitura para aproximar a população do setor produtivo e valorizar o legado industrial da cidade.
Ao longo deste período, a Scania já recebeu mais de 3 mil visitantes em suas instalações, encampando, inclusive, experiências temáticas, como o Turismo Industrial Kids, voltado ao público infantil, e o Turismo Industrial Inclusivo, que recebe grupos de pessoas com deficiência, autistas e surdos.
Referência
O Programa de Turismo Industrial de São Bernardo é hoje uma referência nacional e internacional.
O projeto tem hoje 20 empresas envolvidas e 540 vagas mensais.
O modelo já foi apresentado em mais de 80 municípios brasileiros e em eventos internacionais, incluindo Portugal, França, Espanha e Itália, como exemplo de turismo direcionado à inovação e ao conhecimento.
Para o secretário Rafael Demarchi, a parceria com a Scania representa o que São Bernardo tem de melhor: uma cidade que une força produtiva, sustentabilidade e inovação.
“Esse trabalho conjunto valoriza nossa história e mostra que é possível transformar a indústria em oportunidade de aprendizado e orgulho para todos”, sustentou, em conclusão.
