Joaquim Alessi
“Hoje o governador está focado no Governo do Estado, mas isso não significa que ano que vem ele não possa ser convocado para uma missão”, disse na noite desta segunda-feira (06.10) o vice-governador, Felicio Ramuth, pouco antes de participar de jantar do LIDE Grande ABC com empresários e autoridades políticas da região.
Ramuth disse ainda que, caso Tarcísio venha a se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República, ele assume o Palácio dos Bandeirantes.
E, além disso, nesse caso certamente vai tentar a reeleição em outubro.
Mas, como frisou o vice-governador, “por enquanto tudo não passa de hipóteses”.
Eleição dificil
Focado, com a experiência de quem já foi prefeito reeleito de São José dos Campos, Ramuth reconheceu que será uma eleição difícil em 2026 para a Presidência.
“Acredito que a direita vá ganhar, mas será uma eleição muito disputada”, afirmou.
Sobre essa conceito de “direita” e “esquerda”, analisou que “os extremos são muito parecidos”, embora não tenha sinalizado por uma candidatura de “centro”.
Política eleitoral à parte, o vice-governador tratou de apresentar “as realizações do governo”, com muitas obras anunciadas, mas sempre para 20, 30 anos.
Além disso, o encontro foi marcado por ampla troca de ideias sobre os rumos da economia brasileira.
Em sua fala, Ramuth enfatizou a importância do fortalecimento das relações entre a iniciativa privada e os mercados internacionais como estratégia para enfrentar os efeitos do tarifaço e promover um crescimento sustentável.
“Acredito que as relações bilaterais entre empresas são o caminho mais eficiente para superar desafios e impulsionar o desenvolvimento econômico. Quando a iniciativa privada se une e dialoga diretamente com seus parceiros internacionais, surgem soluções reais que fortalecem setores produtivos e geram crescimento sustentável”, afirmou o vice-governador.
Papel do LIDE
O encontro reforçou o papel do LIDE Grande ABC como plataforma de conexão entre líderes empresariais e políticos.
Ramuth foi recebido pelo presidente do LIDE Grande ABC, Jarbas Marques, e pelo CEO do LIDE e do LIDE FUTURO Grande ABC, Walter Dias.
Marcaram presença, ainda, a deputada estadual Ana Carolina Serra e o deputado estadual Atila Jacomussi.
O ex-prefeito de Santo André Paulo Serra chegou ao final, pois estava ministrando aula no horário.
Sempre promovendo o diálogo qualificado e a geração de conhecimento estratégico para o desenvolvimento regional.
“Trazer o vice-governador Felício Ramuth ao Grande ABC foi fundamental para oferecermos aos empresários da região um panorama claro sobre as perspectivas econômicas para o próximo ano. Ele abordou com objetividade o impacto do tarifaço americano e as expectativas do cenário eleitoral de 2026, o que ajuda nossas empresas a se prepararem melhor para os desafios”, completou Walter Dias, CEO
Felicio Ramuth, administrador com MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos.
Nesse período consolidou a cidade como referência em inovação e sustentabilidade.
Atualmente, além de exercer o cargo de vice-governador, preside o Conselho Estadual de Desestatização, responsável pelas concessões, privatizações e PPPs do Estado de São Paulo.
