Vinícola, tradição na produção brasileira, apresenta, acima de tudo, novos produtos lançados neste ano.
A Vinícola Dom Cândido, no coração do Vale dos Vinhedos (RS), está novamente na ProWine São Paulo 2025, a maior feira de vinhos e destilados das Américas.
O evento deve reunir, em primeiro lugar, cerca de 15 mil visitantes e 1.400 marcas expositoras de 34 países.
Além disso, registra crescimento de 15% no número de vinícolas brasileiras nesta edição.
Tal número reflete, em suma, a força crescente do setor e do avanço de regiões como Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Vale do São Francisco.
Confira as razões para visitar o estande da Dom Cândido durante a ProWine
1 – A tradição do vinho brasileiro e a história da família Cândido Valduga
A trajetória da Dom Cândido remonta, em primeiro lugar, à chegada de Luigi e Leonor Valduga ao Brasil, em 1875.
Desde então, a família Cândido Valduga construiu, por exemplo, um legado no Vale dos Vinhedos que se transformou em referência na viticultura brasileira.
A vinícola foi fundada em 1986 e hoje leva para o mundo, da mesma forma, a identidade de seus vinhos.
Esta é a segunda participação na ProWine: em 2024, a estreia foi marcada, portanto, por êxito em negociações com o trade e restaurantes de todo o País.
2 – O pioneirismo da uva Marselan
Foi a família Cândido Valduga que introduziu, por exemplo, a Marselan no Brasil, em 2001, após aceitar o desafio de plantar a casta — cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache — em Bento Gonçalves.
A primeira colheita, em 2003, confirmou, além disso, a adaptação exemplar da variedade, hoje símbolo de inovação e qualidade em diversas regiões produtoras do País.
O primeiro rótulo 100% Marselan do Brasil, o “4ª Geração”, nasceu na Dom Cândido e abriu caminho para a popularização da uva em todo o Brasil.
3 – Conhecer a nova linha “3 Histórias”
Um dos destaques de 2025 que a vinícola leva à ProWine é a série “3 Histórias”, criada em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Três vinhos que traduzem símbolos do trabalho no campo:
Trator – intenso e robusto, blend de 60% Marselan, 20% Merlot e 20% Petit Verdot. O rótulo já ganha espaço em restaurantes de alta gastronomia em São Paulo.
Desengaçadeira – elegante e estruturado, feito de 60% Merlot, 20% Cabernet Franc e 20% Pinot Noir, simboliza a modernização da vinificação.
Vindima – equilibrado e expressivo, com 60% Cabernet Sauvignon, 20% Tannat e 20% Petit Verdot, traduz o ápice do ciclo da uva.
Mais do que rótulos, são vinhos que transformam a memória da família Cândido Valduga em histórias que agora chegam à taça.
4 – O fortalecimento do vinho brasileiro no cenário internacional
A participação na ProWine reafirma o papel crescente do Brasil no mercado global de vinhos.
Ao lado de outros produtores do Vale dos Vinhedos, a família Cândido Valduga mostra que o país acompanha tendências de consumo, amplia a história e o legado da tradição da vitinicultura brasileira, além de continuar impulsionando, em conclusão, uma cadeia que impacta na geração de cerca de 100 mil empregos por ano no País.
Serviço:
ProWine São Paulo 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Data: 30 de setembro a 2 de outubro
Estande coletivo da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos)
