Campanha educativa aborda, por exemplo, questões como excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de manutenção veicular
Na programação do Mês da Mobilidade, a Prefeitura de Santo André promove, em primeiro lugar, ação de conscientização com forte apelo visual.
A cidade recebe, acima de tudo, uma exposição de veículos batidos para alertar a população sobre os riscos que a imprudência no trânsito proporciona.
Os carros acidentados são, além disso, acompanhados de faixas educativas e outdoor que abordam os riscos da falta de manutenção, excesso de velocidade e da combinação de álcool com direção.
A exposição está em quatro pontos da cidade: no Paço Municipal; na Praça Aníbal Guedes, no cruzamento da Avenida Itamarati com Rua Jorge Beretta; na Praça Samuel de Castro Neves, na Avenida dos Estados; e na Rua Coronel Alfredo Fláquer (em frente à UPA Perimetral).
As mensagens expostas junto aos carros trazem o primeiro nome das vítimas de acidentes de trânsito.
Reforçando de maneira impactante a importância do respeito às leis e a adoção de atitudes responsáveis nas ruas e avenidas.
Impacto visual e reflexão coletiva
O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, destaca a importância de iniciativas que unem impacto visual e reflexão coletiva.
“Campanhas como essa têm um papel fundamental na mudança de comportamento. Quando levamos a mensagem de forma direta, como nesta exposição, conseguimos despertar a atenção e provocar uma reflexão que pode salvar vidas no trânsito”, afirmou.
Ao longo do mês, diversas outras atividades aconteceram, como a apresentação teatral “Os Sonhos de Vina”, encenada pela Cia. Sopa de Comédia, que levou reflexões sobre segurança viária de forma lúdica e envolvente para os alunos da rede municipal de ensino.
Além disso, no Mês da Mobilidade, acontecem palestras educativas, ações de orientação para motociclistas nas faixas azuis, blitzes de conscientização para motoristas e atividades em parceria com instituições de ensino.
