Treinamento em direção defensiva e ofensiva busca, em primeiro lugar, aprimorar atendimento de urgência e prolongar vida útil da frota
Em 14 e 21 de setembro, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Mauá realiza, acima de tudo, importante atualização voltada à equipe de condutores socorristas.
O treinamento, a ser ministrado no espaço da Recap (Refinaria de Capuava), terá como foco, por exemplo, as práticas de direção defensiva e ofensiva.
Além disso, envolverá profissionais da unidade e do trânsito.
A atividade é promovida em parceria com o NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU de São Paulo.
Ela reforça o compromisso contínuo do serviço com a segurança viária, a qualidade no atendimento pré-hospitalar e a valorização dos profissionais da linha de frente.
Além de aprimorar técnicas de condução que contribuem diretamente para a segurança no trânsito e a preservação de vidas, o curso também orienta os participantes sobre o cuidado com os veículos.
A correta utilização da frota impacta positivamente na sua durabilidade.
Isso se traduz em ganhos operacionais e sustentabilidade para o serviço público de saúde.
Cultura de excelência
“É mais um passo na construção de uma cultura de excelência no atendimento à microrregião, fortalecendo o papel estratégico do SAMU na resposta rápida e eficaz a situações críticas”, afirma Luana Oliveira, coordenadora da Urgência e Emergência de Mauá.
Implantado no município em 2004, o SAMU pode ser acionado gratuitamente, 24h por dia, pelo telefone 192.
O mesmo atende às cidades de Mauá, de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra.
O SAMU não substitui o serviço ambulatorial e não realiza transporte para procedimentos eletivos.
Deve ser acionado em casos de acidentes com vítimas; intoxicações ou overdose; traumas, queimaduras ou desmaios; crises convulsivas ou hipertensivas; tentativas de suicídio; trabalho de parto com complicações; choques elétricos; e acidentes com produtos perigosos.
Além dos atendimentos de urgência, o serviço recebe alunos de <edicina da Uninove para estágio.
Isso graças à parceria entre a administração municipal e a instituição de ensino.
Também realiza, em conclusão, os projetos ‘Samuzinho na Escola’ e o ‘Samu Jovem’, voltados a orientar crianças e adolescentes, respectivamente, sobre a prevenção de acidentes.
