Entrega faz parte, em suma, de pacote de modernização do hospital e melhora atendimentos relacionados a traumas faciais
Na sexta-feira (05.09), começou a funcionar, em primeiro lugar a nova sala para atendimento bucomaxilofacial no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), na Vila Assunção.
O moderno consultório permitirá, acima de tudo, a ampliação dos atendimentos especializados ou de emergência.
“Santo André é referência em bucomaxilo no ABC. Em casos de acidente ou trama, é neste consultório que começam os atendimentos, que depois são direcionados ao nosso centro cirúrgico. E esse consultório de primeira qualidade reflete a requalificação que estamos promovendo em todo o hospital”, comentou, em resumo, o prefeito, Gilvan Ferreira, em visita ao local.
Atualmente, são realizados no CHMSA, por exemplo, os atendimentos ambulatoriais e os procedimentos relacionados a traumas faciais.
Isso, entre outras demandas de bucomaxilo.
Em situações emergenciais, as equipes recebem, por exemplo, pacientes encaminhados de todo o município.
A sala de bucomaxilofacial, localizada no Pronto-Socorro do Centro Hospitalar Municipal, passou por uma reforma completa.
Dobro do tamanho
Totalmente renovado, o espaço conta agora com o dobro do tamanho, novos armários, maca, cadeira odontológica e equipamentos modernos.
“Essa melhoria estrutural vai impactar diretamente na qualidade da assistência, ampliando o atendimento e trazendo mais conforto para os pacientes, além de melhores condições de trabalho para toda a equipe”, destacou o médico Willian Ribeiro Faria, diretor-geral e técnico do CHMSA.
“Com a ampliação, a tendência é que o fluxo de atendimentos seja melhor organizado, permitindo mais procedimentos em condições adequadas e reforçando o papel do hospital como referência na área. A modernização do espaço deve ampliar a capacidade de resposta e melhorar toda a linha de cuidado em trauma de face”, reforçou o secretário de Saúde, Pedro Seno.
Modernização
Após a entrega do maior pacote de obras de sua história centenária, em 2023, o Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, antiga Santa Casa da cidade, segue em processo constante de modernização.
Entre as intervenções em andamento está a reforma completa da UTI 3.
Além disso, tem a revitalização da Clínica Cirúrgica e do Pronto-Socorro e a adequação do conforto médico.
Tudo vai resultar em melhor ambiência e comodidade aos profissionais durante os plantões.
Em abril foi entregue pela Prefeitura, além disso, a requalificação do setor de Emergência do hospital.
Trata-se da porta de entrada para pacientes socorridos pelas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A reforma modernizou 12 leitos, contemplou instalação de ar-condicionado, troca do piso e revitalização das paredes.
Também abrangeu uma sala exclusiva para diálise de urgência e novos recursos tecnológicos.
Entre eles, o ultrassom à beira do leito (para a identificação rápida de hemorragias e complicações em pacientes politraumatizados).
Tudo marcando um avanço significativo na qualidade do atendimento à população, dentro dos padrões do programa Qualisaúde.
