Trata-se, em primeiro lugar, da apresentação dos resultados da atualização do PMRR que será entregue em 13 de setembro à população
A equipe de pesquisadores da Universidade Federal do ABC e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Mauá realizam em 13 de setembro (sábado), a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, à rua Rio Branco, 183, a Audiência Pública para a apresentação da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) do município.
O PMRR foi realizado, acima de tudo, a partir de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Mauá e a Universidade Federal do ABC, por meio dos laboratórios de pesquisa e extensão LabJuta e LabGRis.
Na audiência serão detalhados, por exemplo, os resultados obtidos, as estratégias adotadas e as ações sistematizadas na atualização.
Também terá falas da Prefeitura de Mauá e de outras entidades sobre o tema urgente da gestão de riscos.
A audiência se propõe também a ouvir os moradores, sobretudo aqueles que foram consultados ao longo do processo de atualização do plano.
Zaíra tem destaque
O trabalho teve início em março de 2024.
Contou com etapas como reconhecimento e levantamento de dados, atividades de campo e sistematização de resultados.
Contém, além disso, propostas de ações estruturais e não estruturais para a melhoria das condições de segurança.
O Jardim Zaíra recebe grande destaque e atenção no PMRR, concentrando parte das áreas mais complexas do município.
É também um dos territórios que vem recebendo parte das intervenções e recursos conseguidas pela Prefeitura junto ao Governo Federal.
Isso reforça a importância da aliança entre os poderes e a universidade pública.
A equipe da UFABC é composta por profissionais de diversas áreas, coordenados pelos professores Christian Ribeiro e Francisco Comaru, e trabalhou por 18 meses junto à equipe da Prefeitura.
Esta equipe integra além da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, técnicos de secretarias como Habitação, Obras, Planejamento Urbano e Assistência Social.
O diálogo também foi feito no âmbito do Comitê Gestor do Plano Municipal de Redução de Riscos.
O mesmo reúne, em conclusão, técnicos da Prefeitura, pesquisadores da UFABC e representantes da sociedade civil de Mauá.
