Junto a ipês, jabuticabeiras, araçás, manjericão, lavanda e outras plantas, as crianças vão crescer amando, respeitando e cuidando da natureza
Quando a Primavera chegar, em 22 de setembro, encontrará a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Fiel Filho, em Diadema, com os jardins mais floridos, bonitos e educativos.
Para isso, a creche investiu e mudou a rotina da criançada, com plantio de flores, frutíferas e aromáticas na unidade escolar.
O evento teve apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS) de Diadema.
Fora planejado para junho, Mês do Meio Ambiente, mas adiado devido as condições climáticas adversas.
As mudas foram adquiridas pela própria unidade escolar.
No Jardim das Nações, a EMEB Manoel Fiel Filho (rua Índia, 15) é uma creche da Prefeitura que atende 250 crianças de quatro meses a 4 anos.
Com ajuda dos educadores ambientais da Prefeitura, a turma do minigrupo e maternal (2 e 3 anos de idade) fez o plantio com muita alegria.
Além disso, prometeu cuidar bem das novas plantinhas para atrair borboletas, pássaros e outros bichinhos.
Depois da plantação festiva, as crianças voltaram à rotina normal e seguiram para almoço, higienização bucal e o sagrado soninho da tarde.
Semeia desde cedo a ideia
Segundo a equipe de Educação Ambiental da SMAS, o plantio é, em suma, extremamente importante.
Semeia desde cedo nas crianças a valorosa observação das relações humanas e do respeito à natureza e a todos os seus seres vivos.
Afinal, eles são, em alguns casos, por exemplo, fundamentais ao equilíbrio ambiental.
Ao todo, foram plantadas seis árvores nativas da Mata Atlântica, sendo duas de cada espécie: ipê branco e as frutíferas, jabuticabeira e araçá.
Da mesma forma, os jardins ganharam 300 mudas de lantana e ixória, arbustivas floríferas para atrair borboletas e outros insetos.
Também foram semeadas plantas aromáticas com diferentes odores, formas e texturas (manjericão, tomilho, lavanda e outras).
Tudo para deixar o jardim da escola muito mais rico para o aprendizado das crianças.
A diretora, Janete Batista, e a vice, Paola Uliana, participaram do plantio.
Elas explicaram que, embora a escola tenha grande área verde, a comunidade sentia falta de árvores frutíferas e ervas aromáticas, além da beleza, alegria e o colorido das flores.
“Por isso, procuramos a Secretaria do Meio Ambiente para nos orientar e auxiliar na organização desse plantio, envolvendo diretamente as nossas crianças, pois é muito importante que estejam inseridas na natureza, aprendendo desde cedo a plantar, cuidar e preservar”, disse, em conclusão, a diretora.
