Prefeitura intensifica, acima de tudo, políticas de qualificação e formalização de pequenos negócios na área
Com 36.889 micro e pequenos empreendedores cadastrados até julho de 2025, Mauá vive, em primeiro lugar, um avanço expressivo na formalização de pequenos negócios.
Um dos destaques, por exemplo, é o setor de beleza e estética, que representa 7% do total.
São 2.621 empreendedores atuando em áreas como cabeleireiro, manicure, pedicure, design de sobrancelhas, entre outras.
O crescimento do setor acompanha uma tendência nacional, mas ganha força em Mauá graças a políticas públicas que incentivam a qualificação profissional e o empreendedorismo.
Muitas das pessoas que ingressam nesse ramo são mulheres que buscam, da mesma forma, autonomia financeira por meio da formalização de seus serviços.
Para atender a essa crescente demanda, a Prefeitura de Mauá inaugurou, há pouco mais de dois meses, a Casa de Cursos, espaço voltado à formação técnica e à capacitação empreendedora.
O equipamento oferece, por exemplo, cursos gratuitos em áreas diretamente ligadas à beleza.
Além do ensino das técnicas profissionais, a Casa de Cursos orienta os participantes sobre os caminhos para empreender de forma sustentável e legalizada.
Desde sua abertura, os cursos nessa área já formaram, portanto, duas turmas e novas edições estão previstas até o final do ano.
Oportunidade
Uma das beneficiadas pela iniciativa é Duberly Mendoza, imigrante venezuelana e moradora do Jardim Feital.
Após concluir o curso de manicure e pedicure, ela agora se prepara, por exemplo, para abrir seu próprio negócio.
“Minha tia já trabalha na área e me incentivou. Encontrei na Casa de Cursos uma oportunidade de aprender e conquistar minha independência financeira”, afirmou.
A oferta de capacitação profissional e incentivo à formalização ajuda a explicar, em resumo, o avanço expressivo no número de MEIs na cidade.
Entre 2020 e 2025, Mauá registrou um crescimento de 58% no total de microempreendedores individuais, passando de 22.862 para 36.889 registros.
Para o secretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, Elton Carvalho, a iniciativa reforça o papel social do poder público na inclusão produtiva.
“Nosso objetivo é oferecer mais do que capacitação técnica, queremos dar às pessoas condições reais de se inserirem no mercado, seja como profissionais qualificadas ou como empreendedoras. A Casa de Cursos é um instrumento de transformação que aproxima a população de oportunidades concretas de geração de renda e autonomia”, afirma.
A Casa de Cursos de Mauá fica na Av. Presidente Castelo Branco, 401, no Zaíra.
Informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (11) 92002-2902.
A lista completa de cursos também pode ser consultada no site: https://sistemas.maua.sp.gov.br/qualificamaua/.
Os alunos do Qualifica Mauá têm direito à passagem gratuita no transporte público municipal.
