Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda, deu-se, em primeiro lugar, com a proposta de apresentar programa de intercâmbio educacional e cultural de São Bernardo
A fim de estreitar relações, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, visitou nesta quinta-feira (24.07) a Embaixada do Brasil na Irlanda.
O encontro registrou o apoio institucional do órgão aos alunos do Conecta São Bernardo.
Trata-se de um grupo de 20 estudantes desde o início de julho na Capital irlandesa, em ‘estreia’ do projeto.
A reunião de cortesia foi com Flávio Helmold Macieira, representante do País em Dublin.
O chefe do Executivo municipal apresentou o programa de intercâmbio educacional e cultural.
Marcelo Lima conversou com o embaixador sobre os detalhes do Conecta São Bernardo, lançado neste ano, voltado a alunos de 15 a 17 anos da rede.
O programa visa a beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade, inscritos no CadÚnico e residentes há mais de dois anos no município.
Os estudantes selecionados foram aprovados em processo conduzido pela Secretaria de Educação.
Lá, eles têm acesso a curso de inglês, hospedagem, alimentação, seguro-viagem e material didático, tudo sem custo para as famílias.
Satisfação
“Satisfação estar aqui na Embaixada, apresentando como funciona o Conecta, que é inédito na história de São Bernardo. Tivemos o apoio, no qual foi colocada a Embaixada à disposição dos alunos, dos nossos jovens, e assim a gente possa projetar outros intercâmbios por meio do programa. Agradeço o carinho e a recepção, e isso mostra o suporte da Embaixada àqueles filhos do Brasil, especificamente de São Bernardo, que estão estudando aqui na Irlanda”, destacou o prefeito Marcelo Lima, que, no dia anterior, conheceu de perto a estrutura do campus da UCD (University College Dublin), uma das mais renomadas instituições públicas de ensino do país.
Diálogo abrangeu a abertura de portas da Embaixada aos alunos do Conecta a cada etapa do programa.
“Um orgulho receber a comitiva de São Bernardo e de ter conhecimento deste programa educacional, que se soma a outros que estão formando espécie de rede de esforços para que tenhamos um intercâmbio cada vez mais intenso com a Irlanda, em benefício dos jovens brasileiros”, disse Macieira.
Relação
O embaixador Flávio Helmold Macieira entregou um livro ao prefeito Marcelo Lima sobre a história da imigração brasileira na Irlanda, sob a visão dos irlandeses.
Mencionou ainda, por exemplo, que há cerca de 80 mil brasileiros vivendo atualmente em Dublin.
E destacou, em conclusão, que a união entre eles tem sido um diferencial, mantendo a essência e visão brasileira no país europeu.
