Iniciativa da Prefeitura junto a grandes empresas desperta, por exemplo, o interesse de outras cidades ao unir desenvolvimento econômico, educação, cultura e inclusão social
Com a inclusão de novos segmentos, o modelo de Turismo Industrial desenvolvido em São Bernardo consolidou-se, em primeiro lugar, como referência.
Tem atraído, portanto, olhares de gestores públicos, empresários e profissionais do setor turístico de todo o Estado e do Brasil.
Neste ano, o projeto foi tema, em suma, de três importantes palestras no Interior de São Paulo.
Todas contaram com autoridades, representantes de indústrias, integrantes de conselhos municipais de turismo, empresários e estudantes da área.
Apresentações do programa ocorreram, da mesma forma, em Votuporanga, Valentim Gentil e Cajuru.
Foram discutidos pontos centrais, como a abertura de fábricas para visitação pública e a valorização do setor produtivo perante a sociedade.
Além disso, a promoção de uma atividade turística com foco na inclusão social e no pertencimento.
O modelo adotado em São Bernardo também favorece a formação de profissionais mais conscientes sobre o papel da indústria no desenvolvimento regional e nacional.
Valorização
Conduzidas por Fernando Bonísio, diretor de Turismo de São Bernardo, as palestras demonstraram como o turismo industrial pode se consolidar como uma ferramenta de valorização econômica, educacional e cultural, gerando benefícios concretos tanto para a indústria quanto para a população.
Com sua vocação industrial histórica, São Bernardo se destaca ao unir desenvolvimento e inclusão, fortalecendo o projeto e abrindo novas vertentes, com grupos de pessoas com TEA, deficiência visual, motora e auditiva.
Para o prefeito, Marcelo Lima, o reconhecimento do projeto em outras regiões confirma o papel de São Bernardo como cidade inovadora.
“São Bernardo é uma cidade que se reinventa todos os dias e o Turismo Industrial é um dos maiores exemplos disso: transformamos nossas fábricas e o nosso setor produtivo em vitrines de conhecimento, cultura e geração de renda. Ver outras cidades interessadas por esse modelo mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos com a missão de fortalecer a inclusão e o desenvolvimento econômico, sempre com olhar humano e inovador”, destaca o chefe do Executivo municipal.
A turismóloga Cíntia Nagami, da Secretaria de Turismo e Cultura de Valentim Gentil, reforçou os ganhos para as cidades que adotam esse modelo.
“Acredito que pode ajudar muito a cidade ou a empresa a crescer, porque mostra o que a gente produz, atrai visitantes, movimenta a economia e ainda dá chance pra todo mundo participar, fortalece a inclusão social. Valoriza o que é nosso, gera empregos e faz as pessoas conhecerem melhor como tudo funciona por dentro das fábricas e indústrias”, disse.
Impactos
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, destaca os impactos positivos da proposta.
“O turismo industrial é uma engrenagem poderosa dentro da nossa estratégia de desenvolvimento”, destaca.
E prossegue: “Ele aproxima as pessoas do universo da indústria, valoriza a produção local e ainda contribui para a inclusão social, pois todo o processo é pensado para ser acessível.
“É uma política pública que gera resultados práticos, fomenta o emprego e coloca São Bernardo como referência nacional”, afirma, em conclusão.
Além de consolidar o projeto dentro da cidade, São Bernardo vem ampliando sua presença em eventos e feiras especializadas, fortalecendo sua imagem como Município de Interesse Turístico (MIT).
A participação em atividades fora do município integra um planejamento estratégico de divulgação das potencialidades locais.
Segundo Bonísio, o próximo passo será a participação de São Bernardo em feiras internacionais, com apoio da Embratur.
“Levar o Turismo Industrial Inclusivo de São Bernardo para outras cidades é, acima de tudo, uma oportunidade de multiplicar conhecimento e mostrar como é possível fazer turismo de forma democrática e transformadora. Nosso modelo é inovador porque pensa nas pessoas, na educação e no futuro. O interesse que temos recebido de outros municípios só reforça a relevância desse trabalho”, completou.
