O Teatro Municipal de Santo André será palco, em 19 de julho, às 16h, de Pedro e o Lobo-Guará: Um Concerto Didático Brasileiro.
Com 60 minutos de duração, tem concepção e direção de Anselmo Mancini; roteiro e narração de Markito Alonso, e regência de Roberto Ondei.
Trata-se, em primeiro lugar, de um espetáculo multilinguagens inspirado na obra Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev.
Interpretado pela Orquestra de Câmara ALMAI-SP, tem como objetivo resgatar o diálogo entre a música de concerto e o público infanto-juvenil brasileiro.
É pensando, acima de tudo, nesse panorama que Anselmo Mancini, diretor do projeto, criou o espetáculo.
Em parceria com o escritor e narrador Markito Alonso, a história foi reescrita em um contexto que apresenta uma identidade brasileira: com protagonistas negros, a presença de animais do território nacional como o lobo-guará e o papagaio, e à localização em que se passa a trama (a fábula se desenvolve tendo a cidade de São Paulo como cenário).
De maneira lúdica e dinâmica, a narração ocorre simultaneamente à execução musical que, por sua vez, dita as intenções emocionais da narrativa.
História ilustrada
Ao mesmo tempo, a história é ilustrada através da projeção de desenhos animados, que também são sincronizados ao vivo.
Além disso, o narrador é acompanhado por intérprete de libras, promovendo acessibilidade ao projeto.
A música de Pedro e o Lobo-Guará – Um Concerto Didático Brasileiro é composta por leitmotifs presentes em diversas obras icônicas.
Dessa maneira, conecta-se o erudito ao popular através de arranjos de caráter orquestral.
Com 50 minutos de duração, e dividido em 5 movimentos, o espetáculo se inicia com homenagens à fábula original de Sergei Prokofiev por meio de citações de trechos distintos.
À medida que o enredo evolui, é a música brasileira que é a grande homenageada, tomando conta integralmente do último movimento.
Fragmentos da obra de Heitor Villa-Lobos são trazidos do início ao fim, intercalados com temas de Ernesto Nazareth a Hermeto Pascoal, Adoniran Barbosa a Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga a Radamés Gnattali, somados ainda a versões orquestrais de melodias presentes no imaginário brasileiro.
O contato dos mais jovens com este tipo de trabalho, tem como finalidade despertar o gosto pela arte e cultura em uma geração habituada ao entretenimento com imagens em movimento.
Por fim, a obra aborda e sugere um olhar para que a plateia suspeite de boatos, questione-se sobre as verdades criadas pela internet.
E, em suma, atente-se a ter uma escuta aberta para a voz das crianças.
Um espetáculo, em conclusão, para toda a família!
Mais informações e ingressos:
https://www.sympla.com.br/evento/pedro-e-o-lobo-guara-um-concerto-didatico-brasileiro/3015047
