Santo André planta mais de 100 mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

Arborização ocorreu em mutirões no Parque Guaraciaba e na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

No dia em que o mundo todo está voltado para as questões ambientais, Santo André cumpre, em primeiro lugar, o seu papel e deixa o registro da sustentabilidade: o município plantou mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Parque Guaraciaba e no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Unidade de Conservação Integral fundamental não só para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, mas para a pesquisa científica e o turismo ecológico da vila inglesa.

A comemoração foi, além disso, em dose dupla: a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, responsável pelas ações de arborização, também instalou um painel interativo para que os munícipes e turistas possam conhecer as diversas espécies que vivem em harmonia com a floresta local.

Para a inauguração foram inseridas 50 espécies de aves, permitindo que os interessados possam explorar e se encantar com os sons, cantos e as informações da fauna.

Em breve, o painel terá, da mesma forma, registros de mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados que fazem morada no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

Repensar ações

“O dia de hoje é muito importante para o mundo repensar as nossas ações. É um momento de reflexão e de a gente pensar este cenário de mudanças climáticas que estamos vivenciando. A proteção dos mananciais e a preservação das florestas são vitais para termos um planeta para viver. Nós estamos em um momento onde a nossa vida, enquanto espécie humana, está ameaçando as futuras gerações. E a gente tem vivenciado isso com as consequências das mudanças climáticas”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Dentre as espécies levadas ao Parque Guaraciaba, que recebeu a maioria dos plantios, estão jequitibá-rosa, jequitibá-branco, cabreúva, mirindiba-rosa, pau-viola, guatambú, peroba-comum, sabão-de-soldado e angico-vermelho.

Já no Parque Nascentes de Paranapiacaba, os participantes colocaram a mão na terra para plantar palmito-juçara, espécie ameaçada de extinção.

O subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli, marcou presença nas atividades na vila inglesa.

E destacou o trabalho em prol da recuperação de equipamentos históricos e culturais da vila, bem como de ações de preservação da Mata Atlântica.

“A nossa Paranapiacaba está sendo muito bem cuidada e protegida”, assinalou.

“Reconhecemos que o meio ambiente é o nosso maior bem natural e que, mais do que nunca, com a emergência climática, precisamos incentivar ações de sustentabilidade”, disse.

Nesta quinta-feira, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente na Vila de Paranapiacaba, houve ainda realização da Trilha do Mirante.

Ao longo do mês, moradores terão mais de 60 atividades gratuitas.

Entre elas, trilhas monitoradas, palestras, oficinas, cursos, formações e ações de arborização.

Sem contar, em suma, novas edições de projetos socioambientais, que compõem a programação do Junho Verde.

A agenda completa está disponível, em conclusão, em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde.

You may also read!

Casa do Trabalhador de Mauá oferece 345 vagas de emprego

Em virtude do feriado de aniversário da cidade, o equipamento fecha na segunda e reabre na terça-feira (09.12) A Prefeitura

Read More...

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu