Professores de São Caetano passam por formação para aprimorar qualidade da Educação municipal

In ABCD, Educação On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSCS

A evolução da qualidade da Educação de São Caetano do Sul passa, em primeiro lugar, pela formação dos professores e o Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns, no Bairro Barcelona, desde o início do ano letivo, tem sido a casa de diversos cursos reestruturados para os docentes da rede municipal.

Novas ações estratégicas voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos educadores foram, portanto, implementadas.

A reestruturação tem como objetivo fortalecer, acima de tudo, o desenvolvimento contínuo dos educadores, com uma programação mais conectada às práticas pedagógicas atuais, novos formatos de formação e espaços mais acolhedores e colaborativos, onde o compromisso é promover aprendizagens significativas e inspiradoras para quem transforma a educação todos os dias.

Atualmente, as ações estão organizadas em três frentes complementares.

Tem a formação continuada das equipes gestoras, com foco em temas essenciais para a organização das práticas do dia a dia escolar.

Da mesma forma, as oficinas de aprofundamento, voltadas aos professores, com ênfase em abordagens práticas e pedagógicas.

E, desde o início de maio, a ampliação da oferta formativa por meio do lançamento da plataforma educacional digital AutoriaSCS.

Essa última marcou a entrada em uma nova modalidade de formação.

Poder transformador

“Trabalhando nessa reestruturação, reafirmamos a confiança no poder transformador dos educadores e na importância de investir continuamente em sua formação. O futuro da educação se constrói com intencionalidade, diálogo e objetivos. E é exatamente isso que nos move”, afirma a diretora do Cecape, professora Maiberte Brogliato.

No último mês, as oficinas envolveram vários cursos, como: Jogos Matemáticos; Vivências Científicas; Ensinando Geografia dos Anos Iniciais de Forma Criativa; Encontro de Arte: Tecendo Diálogos; Arte Com Bebês – Instalações Artísticas para bebês; Orientações Didáticas – Salas e Espaços de Leitura; A História Local: Cultura histórica, memória, identidade e usos do passado na aprendizagem histórica; Diálogos Colaborativos – Um Encontro de Saberes; Para Além dos Campos de Atuação; De Pequenos Engenheiros à Grandes Aprendizagens; Formação Alfabetiza Juntos para gestores; Letra cursiva: por que (não) ensinar?; Encontros Formativos de Educação Socioemocional; Orientações Didáticas – Língua Inglesa; Form[A]Ção – Educação, Afeto E A Prática Escolar.

Outra etapa incluiu encontros formativos de educação socioemocionais, que tiveram como foco compreender o conceito de educação integral e sua correlação com a Educação socioemocional; conhecer os princípios da CNV (Comunicação não Violenta) e desenvolver a escuta ativa; construção da consciência moral e desenvolvimento da autonomia; entender como direcionar a aplicação de sondagem para os/as estudantes de 1º ao 5º ano e como analisar e tabular as sondagens; analisar a utilidade dos campos de atuação em Língua Portuguesa para comunicação em diferentes contextos sociais e profissionais.


You may also read!

Momento “Mãos ao Alto!”

Por Marli Gonçalves* Momento pavoroso vivemos, o país sombrio em um compasso de espera, inseguro. Que momento triste este ao

Read More...

Em Osasco, Lula garante ao Jardim Represa, em São Bernardo, R$ 215 milhões

Projeto desenvolvido pela Prefeitura está, em primeiro lugar, entre as iniciativas contempladas pelo Novo PAC Seleções, do Governo Federal São

Read More...

Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo promove feira de adoção de pets neste domingo

Evento terá, acima de tudo, mais de 20 animais, entre cães e gatos já vacinados, vermifugados e castrados, que

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu