Reta final do IR: mais de 24 mi de declarações entregues

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Mayra Saitta é advogada tributarista e empresarial. Foto: Divulgação

Advogada tributarista alerta para multa em caso de entrega feita fora do prazo

Faltando 15 dias para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2025, mais de 24 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal, segundo o órgão. Deste número, mais de 67% apresentaram  valores a restituir. O prazo final para a entrega é 30 de maio, às 23h59.

No entanto, 15 dias passam rápido, e deixar para a última hora pode ser um grande risco, como alerta a advogada tributarista Mayra Saitta, do escritório Saitta Advocacia:

“O fato de termos quase três meses de período de declaração dá ao contribuinte a falsa sensação de segurança, como se ele tivesse tempo de sobra. No entanto, podem ocorrer intercorrências no caminho – erros que exigem  retificação, dar falta ou perda de um documento, ter muito mais itens a declarar do que imaginava , não saber como preencher a declaração entre outros. E algumas dessas coisas requerem tempo para ir atrás. Recomendo aos contribuintes que reúnam todos os documentos e comprovantes a partir de janeiro, para já terem tudo em mãos no início do prazo”, diz Saitta.

Quem declarar fora do prazo terá que arcar com uma multa de R$ 165,74, com variação de 1% a 20% de acordo com o valor da renda. Além da multa, o contribuinte corre o risco de ficar com o  CPF irregular – ou seja, pendente a regularização. Isso, no entanto, não impede que o contribuinte exerça seus direitos e serve apenas como um status de que o Fisco não recebeu a declaração.

Contribuintes que receberam mais de R$33.888 em rendimentos tributáveis (como salário, férias, aposentadoria ou pensão por morte) em 2024 precisam fazer a declaração. Quem teve receita bruta acima de 169.440 em atividade rural também se enquadra.

Para declarar, é preciso ter em mãos documento pessoal (RG ou CNH) com CPF e comprovante de residência, além de certidões de nascimento ou casamento ou documentos pessoais de dependentes; todos os informes de rendimentos obtidos em 2024, como informes de rendimentos do trabalho, de instituições financeiras, heranças, comprovantes de despesas médicas, gastos com educação, documentos de imóveis e veículos, recibos de doações, entre outros.

Em 30 de maio, último dia para a entrega, tem início também o pagamento da restituição do IR. Confira a previsão:

1º lote: 30 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 31 de julho;

4º lote: 20 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Mayra Saitta é advogada tributarista e empresarial, formada pela Faculdade de Praia Grande (FPG), com 15 anos de experiência na área de planejamento tributário e finanças. É diretora do Grupo Saitta, que engloba serviços de advocacia, contabilidade e marketing.

You may also read!

Tom Cavalcante no Municipal de Mauá nesta sexta (20.02)

Chico da Tiana também será atração, da mesma forma, na próxima semana; ingressos já estão à venda Quem estiver com

Read More...

Atrium Shopping realiza campanha de adoção de pets

Animais resgatados estarão disponíveis para ganhar um novo lar em ação especial, portanto, neste domingo, 22 de fevereiro O Atrium

Read More...

Douglas Baldini valoriza sequência positiva e cita foco na classificação

O EC São Bernardo segue os preparativos para a oitava rodada da Série A-3, já que enfrenta o Paulista,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu