Homenagem ao imigrante italiado

In Canto do Joca On
- Updated
Luiz José Moreira Salata, presidente da Brasilitália de São Bernardo

O presidente da Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo, Luiz José Moreira Salata, escreve artigo sobre o 21 de fevereiro, Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Ele destaca, em primeiro lugar, que a data escolhida “revela a chegada da primeira leva das familias italianas vindas para cá, contratadas por Pietro Tabacchi, partindo de Genova, emigraram no navio a vela La Sofia, chegando em 21 de fevereiro de l.874, com 386 famílias, após quarenta e oito dias de viagem, se dirigiram para Santa Cruz, posteriormente formando a colônia atual Nova Trento, motivo que a dita história privilegiou o estado capixaba.”

E escrever, aém disso:

“O dia 21 de fevereiro celebra a justa homenagem ao “Imigrante Italiano” que, vindo de terras distantes das diversas “Regiones”, pois os “oriundi” engajaram-se nas nossas lutas, proliferaram-se os seus membros com a força do trabalho, fizeram prosperar cidades inteiras com a construção de escolas, igrejas, teatros, hospitais, comércios e indústrias, caminhos e ruas, além de lavouras e plantações, e ainda motivaram a vida na nova rica terra, nas artes, na música, na culinária, no vinho e na dança.

‘Integraram-se nas famílias brasileiras com o slogan – “Dio – Famiglia – Lavoro”, sob a música da vinda, “Merica, Merica”, cultivando a cultura, os costumes e as tradições da Itália, com sólida formação moral, religiosa, social e profissional, enriquecendo sobremaneira as relações ítalo-brasileiras, pois deram inestimável contribuição ao progresso e desenvolvimento das cidades e do país.

‘A comemoração representa a importância simbólica como resgate histórico do processo da imigração italiana no Brasil, atualmente formando um contingente de mais de trinta milhões de ítalo-brasileiros, sendo o maior país do mundo com raízes italianas, cuja integração há de ser mais respeitada e valorizada.

‘Ao ensejo, a Sociedade Cultural Brasilitália por seus Associados aproveitam da oportunidade para cumprimentar os ítalo-brasileiros pela efeméride e, enaltecendo a memória dos seus antepassados, daqueles que iniciaram esse importantíssimo movimento imigratório, proporcionando a forte, indissolúvel e sentimental integração ítalo-brasileira.

‘A entidade ainda anota que os italianos chegaram a São Bernardo em meados da segunda quinzena do mês de outubro de l877, se proliferando progrediram resultando pela força do trabalho no progresso e esenvolvimento desde a Villa de São Bernardo e até os dias atuais, e que assim presta a toda a colônia italiana significativa homenagem extensivas aos seus sucessores.'”

You may also read!

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Show do Bilhão

Por Marli Gonçalves* BBBBilhão, já pensaram? Logo logo nessa toada vai ter reality show prometendo reajustar o prêmio para justificar

Read More...

Chegada do Papai Noel e show musical à luz de velas marcam abertura do Paço Encantado em Santo André

Estrutura ao lado do espelho d’água tem, por exemplo, montanha-russa, torre, fábrica e casa do Bom Velhinho, praça de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu