Academia Braskem capacita 50 empreendedores locais em parceria com o Sebrae

In ABCD On
- Updated

Iniciativa leva formação gratuita a pequenos negócios do entorno do Polo Petroquímico do ABCD já cadastrados no Programa Valorize, com trilha de aprendizado e consultoria individualizada

Agendado para ser lançado nesta quinta-feira (08/05), o programa Academia Braskem, realizado em parceria com o Sebrae, nasce com o objetivo de fortalecer 50 negócios de empreendedores já cadastrados no Programa Valorize — iniciativa da Braskem, voltada ao desenvolvimento de fornecedores locais.

O curso híbrido trará capacitação em temas como Vendas, Finanças, Marketing e Compliance. O conteúdo será oferecido por meio de uma plataforma exclusiva da Braskem e contará com a metodologia Sebrae: serão 88 horas de aulas online e uma consultoria individual especializada de 4 horas por participante.

A reportagem do ABCD Real conversou com Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, e com Vinicius Agostinho da Nobrega, gerente regional do Sebrae ABCD, para entender melhor o propósito e os impactos esperados da iniciativa.

Visão da Braskem

ABCD REAL: Como surgiu esse programa?

Alexandra Gioso:

O programa nasceu de uma escuta ativa com os empreendedores do entorno do Polo Petroquímico, por meio do Programa Valorize. Percebemos o potencial desses negócios e os desafios que enfrentam no dia a dia. A partir disso, identificamos uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local, oferecendo uma formação estruturada que pudesse impulsionar esses empreendimentos.

ABCD REAL: Qual o principal objetivo da iniciativa?

Alexandra Gioso:

Nosso objetivo é fortalecer 50 negócios já cadastrados no Programa Valorize, oferecendo ferramentas práticas para que esses empreendedores possam crescer, se formalizar e gerar mais renda e oportunidades em suas comunidades.

Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste

ABCD REAL: Por que a Braskem decidiu criar esse programa no ABCD?

Alexandra Gioso:

Temos um compromisso com o desenvolvimento do entorno das nossas operações, e com o Programa Valorize, criamos uma base de relacionamento com os empreendedores locais e entendemos que poderíamos dar um passo a mais, conectando esses negócios a conhecimentos técnicos e práticos que realmente fizessem a diferença no crescimento e desenvolvimento de seus negócios.

ABCD REAL: Essa é uma iniciativa pontual ou há planos para continuidade?

Alexandra Gioso:

Estamos lançando a primeira edição como um projeto piloto. Nossa intenção é avaliar os resultados e, havendo impacto positivo, sim, expandir para novas turmas ou até mesmo outras etapas para os participantes atuais.

ABCD REAL: Quando começa a primeira edição da Academia Braskem, e a data prevista para encerramento?

Alexandra Gioso:

O programa tem duração de quase três meses, iniciará em 8 de maio  com conclusão prevista para 08 de agosto.

ABCD REAL: Quem pode participar da Academia Braskem?

Alexandra Gioso:

O programa é voltado exclusivamente para fornecedores que atuam com o SEBRAE e os empreendedores já cadastrados no Programa Valorize que são empreendedores e microempresários da comunidade do entorno do Polo Petroquímico do ABC, indicados por integrantes e parceiros que fazem uso de seus serviços, e com essa indicação são inseridos em uma grande lista, onde todos podem conhecer e utilizar esses serviços.

ABCD REAL: Como foi feita a seleção dos participantes?

Alexandra Gioso:

A seleção foi feita a partir da base do Programa Valorize. Consideramos critérios como o porte do negócio, priorizando microempresas, e se já haviam participado de outras ações da Braskem, para garantir a ampliação do impacto.

ABCD REAL: Os participantes recebem algum tipo de certificação ao final?

Alexandra Gioso:

Sim, ao final do curso, todos os participantes receberão um certificado emitido pelo Sebrae.

ABCD REAL: A Academia Braskem conta com participação ou apoio de outras empresas ou ONGs?

Alexandra Gioso:

Neste momento, a parceria é exclusiva com o Sebrae, que é responsável pela metodologia e aplicação do conteúdo.

ABCD REAL: Quais são os papéis desses parceiros no projeto?

Alexandra Gioso:

O Sebrae é o responsável pela curadoria do conteúdo técnico, condução das aulas e consultorias individuais com os participantes, sempre alinhado com nosso objetivo e expectativa conforme nossa escuta e acompanhamento com esse público.

ABCD REAL: O que a Braskem espera alcançar com a Academia Braskem?

Alexandra Gioso:

Queremos contribuir para que esses empreendedores se desenvolvam, aumentem seu faturamento, formalizem seus negócios e gerem novos empregos. É uma forma de promover o crescimento econômico e social de maneira sustentável.

ABCD REAL: Há metas específicas definidas para esta primeira edição?

Alexandra Gioso:

Não trabalhamos com metas quantitativas nesta fase. O foco está no desenvolvimento real dos empreendedores e na geração de impacto positivo na comunidade.

ABCD REAL: De que forma a iniciativa se conecta com a estratégia de responsabilidade social ou sustentabilidade da empresa?

Alexandra Gioso:

Está totalmente alinhada com nossa estratégia de responsabilidade social, que prioriza ações de geração de renda, desenvolvimento local e valorização das comunidades onde atuamos.

ABCD REAL: Há expectativa de expansão do programa para outras regiões ou plantas da Braskem?

Alexandra Gioso:

Neste momento, a prioridade é consolidar a iniciativa no ABC. Essa primeira edição será fundamental para avaliarmos os resultados e definirmos os próximos passos.

Visão do Sebrae

ABCD REAL: Qual a importância dessa iniciativa para vocês?

Vinicius Nobrega:

Essa parceria com a Braskem reforça o nosso papel de promover o desenvolvimento de pequenos negócios. Acreditamos que capacitação e apoio técnico são fundamentais para transformar a realidade de quem empreende.

Vinicius Agostinho da Nobrega, gerente-regional do Sebrae ABCD

ABCD REAL: Já possuíam esse programa com algum outro cliente?

Vinicius Nobrega:

Temos experiências semelhantes com grandes empresas, mas esta parceria tem um diferencial: a combinação entre teoria e prática, com conteúdo online, consultorias individualizadas e momentos presenciais de troca entre os empreendedores.

ABCD REAL: Qual expectativa de vocês ao final desses três meses?

Vinicius Nobrega:

Esperamos que os participantes estejam mais preparados para tomar decisões estratégicas, gerir melhor seus negócios e alcançar resultados concretos, como aumento nas vendas e melhoria na organização.

ABCD REAL: Conte um pouco sobre o conteúdo que será aplicado.

Vinicius Nobrega:

A trilha de capacitação aborda os principais pilares de gestão de um pequeno negócio: finanças, marketing, vendas, relacionamento com clientes, gestão de equipe e os benefícios da formalização como MEI.

ABCD REAL: Algum outro ponto que ache importante destacar?

Vinicius Nobrega:

Sim. Mais do que uma capacitação, este programa representa reconhecimento e apoio. Muitos desses empreendedores enfrentaram grandes desafios sozinhos, e agora têm uma rede comprometida com seu crescimento. Esse acolhimento também faz parte do processo de desenvolvimento.

You may also read!

“Queria ser uma mosquinha” …

Por Marli Gonçalves* Tem horas que adoraria ser uma mosquinha para poder ver e ouvir o que exatamente rola, acontece

Read More...

Carnaval: BRK reforça que folia boa é com o descarte correto de lixo e cuidados com a rede de esgoto

Fantasia, glitter e resíduos descartados de forma inadequada podem causar entupimentos e prejudicar o sistema de esgotamento sanitário No Carnaval,

Read More...

Em resgate às tradições culturais, blocos de Carnaval em ruas de São Bernardo são opção de lazer

Atividades descentralizadas integram, em primeiro lugar, programação do ‘Meu Carnaval Tá na Rua’, que segue até o fim de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu