Dia Nacional da Conservação do Solo: BRK destaca a importância dos serviços de saneamento

In ABCD On
- Updated
Divulgação

Nesta terça-feira, 15 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca que os serviços de saneamento alinhados a pequenas mudanças de hábitos no dia a dia da população positivas para a preservação do solo.

O descarte correto de resíduos evita contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade. Em 2024, foram retiradas 52,61 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Mauá. Neste ano, somente no período de janeiro e fevereiro, a expedição já contabilizou a retirada de aproximadamente 9,68 toneladas.

Freqüentemente, são encontradas tubulações de esgoto da cidade, resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos.

O óleo de cozinha é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas e a principal causa de obstruções e extravasamentos de esgoto. A descoberta é um dos materiais mais descartados irregularmente nas pias das residências dos moradores da cidade.

Ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai diminuindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar uma obstrução completa do encanamento.

Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um milhão de litros de água. Portanto, reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado deste descarte no solo, nos cursos de água e na rede de esgoto.

Em Mauá, a BRK realiza, por meio do Programa Olho Vivo, uma parceria com a prefeitura e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental para que a população possa fazer o descarte de óleo de cozinha usado de maneira adequada. A iniciativa prevê o destino em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, e todo o descarte arrecadado é direcionado para empresas que fabricam biodiesel.

Para participar do projeto é simples e rápido. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo resfriado e o armazenamento em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo de sua casa e deposite no coletor do programa.

Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo-1

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

You may also read!

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; saiba como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta, em primeiro lugar, em R$

Read More...

Motociclistas ganham mais 5 km de Faixa Azul em São Bernardo

Ao final da implementação a Avenida 31 de Março, cidade terá, acima de tudo, 9,2 quilômetros de faixa exclusiva

Read More...

GCM de Mauá fecha canil clandestino após denúncia

Operação foi deflagrada, em primeiro lugar, na noite desta sexta-feira (02.05), no Jardim Sônia Maria A Prefeitura de Mauá, por

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu